Oficina CEER
 11-01-2011
ECONOMIA E FINANÇAS EM DIÁLOGO COM A CIÊNCIA

Um antigo ministro da economia, outro antigo ministro das finanças e um professor catedrático que é, também, habitual comentador de questões relacionadas com a economia nacional juntam-se para discutir, lá está, "Economia e Finanças". Falamos de Daniel Bessa, Campos e Cunha e João Duque. Estes serão os principais intervenientes dos próximos "Diálogos com a Ciência II".

O curriculo de Daniel Bessa é extenso e, por muitos, bem conhecido. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo (entre 1995/96). É licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da U.Porto, onde foi docente, e doutorado também em Economia, pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. É director-geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação - e administrador e consultor de várias empresas, em regime de profissional liberal. Foi director da EGP - University of Porto Business School (EGP-UPBS) e é Presidente do Conselho de Representantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Habituamo-nos a ouvi-lo dizer exactamente o que pensa, sem "papas na língua".

Luís Campos e Cunha também se licenciou-se em Economia, pela Universidade Católica Portuguesa, e fez o doutoramento, também em Economia, na Columbia University de Nova Iorque, com uma tese sobre economia internacional. Foi Governador do Banco de Portugal (1996 - 2002), Director da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde continua a ser Professor Catedrático. Foi ministro das finanças em 2005.

Entre estes dois antigos ministros estará João Duque, também Professor Catedrático (do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão), com uma licenciatura, mestrado e doutoramento em Mercados e Investimentos Financeiros. Tem publicado crónicas de opinião no caderno de economia do jornal Expresso.

A conversa acontece no próximo dia 13 de Janeiro, às 21h30, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto. AS / REIT

Fonte: http://noticias.up.pt