Oficina CEER
 14-01-2011
TEDXOPORTO 2011: RESERVE O SEU LUGAR E INSPIRE-SE!

A cidade do Porto recebe no próximo dia 21 de Março a edição 2011 do TEDxOPorto, uma conferência onde 25 oradores provenientes das mais variadas áreas procurarão "inspirar" a curiosidade e impulsionar novas ideias junto da audiência. Aberto toda a comunidade, o evento reserva um lugar especial aos membros Universidade do Porto. Assim, os estudantes, professores, investigadores e restantes funcionários que efectuarem inscrição e pagamento até às 23h59 desta terça-feira, dia 11 de Janeiro, beneficiarão de um desconto de 50% na inscrição.

Depois, em 2010, ter reunido mais e 400 pessoas, o TEDxOPorto 2011 assume este ano uma ambição ainda maior, abrindo o espaço da Casa da Música a 1200 participantes. É com elas que o painel de oradores convidados vai tratar o tema “Being Blue” – o céu (universo, espiritualidade, o que voa, o infinito); o mar (a vida, o equilíbrio natural, o sal, o que nada); o Porto (os portuenses, o seu carisma, a cidade invicta) e o azul dos blues (a tristeza, a saudade, as artes e emoções).

Entre os oradores estrangeiros encontramos, por exemplo, o norte-americano Peter Joseph, produtor, cineasta, guionista e realizador dos polémico filmes da série "Zeitgeist". Ou então, o fotógrafo Gmb Akash que chega do Bangladesh para contar um percurso distinguido, em 2006, com o prémio da World Press Photo. Pelo meio haverá tempo para "rumar" a Bristol ao encontro da roulotte onde mora Mark Boyle, fundador da Freeconomy Community`s.

Mas porque os exemplos inspiradores podem estar à porta de casa, o TEDxOPorto 2011 será ocasião para ouvir testemunhos como o do velejador português Bento Amaral que, tendo ficado tetraplégico aos 25 anos, não deixou que o acidente o parasse, sendo hoje um exemplo de sucesso e resistência. A jogar em “casa” estará por sua vez Joaquim Borges Gouveia, antigo estudante e professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto, actual presidente do Conselho de Administração da Energaia, a quem caberá falar do "Desabrochar das Ideias”.

Se ficou curioso, poderá ouvir estas e outras estórias garantindo já um lugar no TEDxOPorto 2011. A inscrição deve ser feita através do site www.tedxoporto.com. O preço (inclui almoço, coffee breaks, gift bag e DVD com vídeos das palestra) para os membros da U.Porto que se inscreverem - e comprovarem o pagamento - até ao final desta terça-feira será então de 50 euros. Posteriormente o valor a pagar será de 90 euros (desconto de 10% incluído).

Os pagamentos e respectivas transferências deverão vir assinados com a identificação e a referência “Universidade do Porto com o nº___“). O envio do comprovativo de pagamento deve ser enviado para mf@tedxoporto.com (Manuel Forjaz).

Fonte: http://noticias.up.pt