Oficina CEER
 22-02-2011
DEBATER O CONHECIMENTO NA U.PORTO

Até ao próximo mês de Setembro, os finais de tarde de quinta-feira serão ocasião para conhecer e debater o conhecimento científico produzido na Universidade do Porto. É por aí que passa o desafio de "Conhecimento na U.Porto", título do ciclo de conferências que, desde o passado dia 17 de Fevereiro, leva a diversos locais dentro do campus da Universidade o testemunho de investigadores das mais diversas unidades de I&D sedeadas na instituição.

Depois de uma primeira sessão que reuniu Nuno Cardoso Santos (investigador do CAUP envolvido na descoberta de planetas-extra-solares) e participantes do IJUP`11 em pleno edifício da Reitoria, as próximas seis desta primeira série irão decorrer no auditório da Faculdade de Desporto, sempre às 18h30. Já esta quinta-feira, dia 24 Fevereiro, Maria João Ramos, do REQUIMTE - Laboratório Associado para a Química Verde, vai à AFDEUO falar de "Estratégias computacionais para a concepção racional de fármacos".

No dia 3 de Março, o tema é "Reabilitação ambiental do subsolo" e o conferencista convidado é António M. A. Fiúza, do CIGAR - Centro de Investigação em Geo-Ambiental e Recursos (FEUP). Uma semana depois, a sessão será dedicada aos "Sistemas globais de localização e navegação por satélite (GNSS): Aplicações em diferentes áreas de actividade" e contará com a colaboração de José Joaquim Pereira Osório do CICGE - Centro de Investigação em Ciências Geo-espaciais (FCUP).

Já 17 de Março é dia de falar sobre "Contextos relacionais de desenvolvimento: da investigação à intervenção", com Maria Emília Teixeira Costa do CPUP - Centro de Psicologia da U.Porto (FPCEUP) e, na semana seguinte, a 24 Março, é de investigação que se fala, mas "de translação em ciências cardiovasculares". O orador convidado será Adelino Leite-Moreira da UIDCV - Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular (FMUP). A terminar o mês, o tema forte será: "Exercício físico e prevenção cardiovascular". Calha a 31 Março e vai ser com José Oliveira do CIAFEL - Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer (FADEUP).

Aqueles que não puderem marcar presença nas sessões podem sempre acompanhar as várias conferências em directo (via live streaming), através do portal TVU. (http://tv.up.pt/pt/live).

Pode apontar já na agenda. Todas as Quintas feiras, até Setembro, será dia de Debater o Conhecimento na U.Porto. A entrada é livre.

Fonte: http://noticias.up.pt/