Oficina CEER
 09-03-2011
NOVO RECORDE DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UPORTO

Só em 2010/2011, mais de 1552 estudantes estrangeiros estudaram ou vão estudar na Universidade do Porto ao abrigo de programas internacionais de mobilidade no Ensino Superior. Junte-se-lhes os 1229 que estão a realizar cursos completos nas 14 faculdades da U.Porto e o número sobe para 2781, o que constitui um novo máximo na história da maior universidade portuguesa.

Relativamente aos estudantes de mobilidade, e num momento em que a contagem ainda não está finalizada, os números deste ano traduzem já um aumento de quase 12 % face a 2009/2010 begin_of_the_skype_highlighting 2009/2010 end_of_the_skype_highlighting, ano em que a U.Porto recebeu 1390 estudantes ao abrigo dos mais diversos protocolos de cooperação. Trata-se de um valor que espelha o constante esforço de internacionalização desenvolvido pela Universidade e traduzido, não só no aumento do número de estudantes, mas também na posição de liderança assumida pela Universidade em vários consórcios internacionais e na subida registada nos principais rankings de universidades.

Confirmando a tendência verificada nos últimos anos, o Brasil é o país que mais estudantes (681)"exporta" para a U.Porto em 2011. Seguem-se países como Espanha (232), Itália (128), Polónia (71), República Checa (64), Turquia (47) e Alemanha (39), clientes habituais da Universidade através do programa Erasmus. Entre as 57 nacionalidades representadas encontram-se ainda países como Nicarágua, Vietname, Japão, Índia, Costa do Marfim, Estados Unidos, Togo, entre muitos outros onde a marca “U.Porto” já é reconhecida.

Reflectidos no ambiente multicultural e cosmopolita que se “respira” hoje no campus da U.Porto, os números agora divulgados ganham então ainda maior expressão se forem considerados os 1.229 estudantes estrangeiros que estão a realizar cursos completos (licenciatura, mestrado ou doutoramento) nas 14 faculdades da Universidade. Todos juntos representam já mais de 8% do número total de estudantes da instituição.

A U.Porto oferece actualmente uma vasta gama de serviços de apoio aos estudantes estrangeiros, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente. Isso mesmo ficou patente na sessão que a Universidade organizou no passado dia 4 de Março, no edifício da Reitoria, para dar as boas-vindas aos estudantes de mobilidade que ali chegam no segundo semestre. Como é habitual, o evento serviu como uma primeira apresentação da cidade e do país e marcou o início do programa de recepção e integração organizado pela ESN – Erasmus Student Network (ESN-Porto), organização composta por estudantes que já participaram em programas de intercâmbio internacionais.

Fonte: http://noticias.up.pt