Oficina CEER
 21-05-2007
Universidades do Porto, Aveiro e Minho com doutoramentos conjuntos

Está previsto para o próximo ano lectivo o arranque dos primeiros programas conjuntos de doutoramento, um panorama tripartido inédito, quer a nível nacional, quer para cada uma das instituiçoes envolvidas: a Universidade do Porto, a de Aveiro e a Universidade do Minho.

As áreas abrangidas sao as de Informática, Telecomunicações, Ciências do Mar e do Ambiente e Geociências. Os quatro programas doutorais vão ter uma distribuição geográfica variável: os doutoramentos em Informática e em Telecomunicações congregam as três universidades, enquanto que os doutoramentos em Ciências do Mar e do Ambiente e em Geociências envolvem apenas as universidades de Aveiro e do Porto. Os doutoramentos vão ser ministrados, alternadamente, nas três instituições pelos respectivos docentes.

Esta cooperação estratégica entre instituições vai permitir desenvolver sinergias, valorizar e gerir com maior eficiência recursos humanos e técnicos, bem como reforçar a competitividade e prestígio internacionais.

A cerimónia de apresentação dos programas conjuntos de doutoramento decorreu ontem, dia 17 de Maio, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal, Porto), e contou com a presença do reitor da Universidade do Porto, José Marques do Santos, da reitora da Universidades de Aveiro, Maria Helena Nazaré, e do vice-reitor da Universidade do Minho, Leandro Almeida.