A Administração da Região Hidráulica (ARH) do Norte distinguiu o investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Marco Sousa Lucas com o Prémio Dr. Francisco da Fonseca Henriques, na categoria de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, pelo seu trabalho científico em torno do tratamento de águas residuais.
O prémio foi entregue pela vice-presidente da ARH Norte, Dr.ª Rosário Norton, em cerimónia que decorreu, na passada terça-feira (22 de Março), no Pavilhão da Água, Parque da Cidade do Porto.
O Doutor Marco Sousa Lucas, investigador auxiliar do Centro de Química de Vila Real, sediado na UTAD, colhe assim um novo reconhecimento para o seu trabalho de doutoramento, desenvolvido sob orientação do Prof. José Alcides Peres, Departamento de Química, Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, o qual avaliou diferentes soluções de tratamento de águas residuais da indústria têxtil e da agro-indústria vitivinícola, problemas com ampla expressão na região Norte do país. Os Processos de Oxidação Avançada (reagente de Fenton, ozono e fotocatálise heterogénea) combinados ou não com tratamento biológico foram algumas das tecnologias aplicadas ao longo do referido trabalho de doutoramento, que contou com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A ARH do Norte, I.P. instituiu o Prémio Dr. Francisco da Fonseca Henriques, com periodicidade bienal, com vista à promoção e divulgação de projectos desenvolvidos por personalidades individuais, entidades ou empresas que colaboram activamente na concretização da missão desta entidade, a protecção das componentes ambientais das águas e a valorização dos recursos hídricos no quadro da sua jurisdição territorial.
Fonte: http://www.utad.pt