A ex-ministra da Cultura e professora da U.Porto, Isabel Pires de Lima, o escritor angolano José Eduardo da Agualusa (na foto) e a Presidente do Instituto Camões (IC), Ana Paula Laborinho, vão estar na próxima sexta-feira, dia 1 de Abril, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira), para debater "As Línguas Neolatinas e a internacionalização da Língua Portuguesa". Este é o tema forte da Jornada portuguesa do Festlatino (Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas), evento que chega a Portugal pelas mãos da U.Porto e que culminará com a entrega da medalha de Personalidade da Neolatinidade pelo Movimento Festlatino ao Reitor da U.Porto.
Reunindo escritores, académicos, linguistas e representantes culturais portugueses e internacionais, esta jornada será ocasião para ponderar a situação e o papel das línguas neolatinas no mundo actual. Como promover e defender as línguas neolatinas? Qual a situação da língua portuguesa no seio das línguas latinas? Qual a situação do estudo das línguas neolatinas em Portugal e na Universidade? São perguntas que vão ter resposta num evento que procura ainda “festejar a diversidade linguística neolatina, reclamando-a como um património cultural relevante de alcance mundial”.
A sessão de abertura do seminário (ver PROGRAMA), marcada para as 9 horas, contará com a presença do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos. Ainda da parte da manhã, Ana Paula Laborinho encabeça uma sessão / debate sobre a “Internacionalização da Língua Portuguesa”, ao passo que Maria de Lurdes Correia Fernandes, vice-reitora da U.Porto, integra a sessão sobre “Línguas Neolatinas Hoje – Um Olhar de Portugal”.
Já da parte da tarde,o debate recomeça ao encontro das "Línguas Neolatinas Renasciadas", sessão que contará com a presença de Ramón Villares, Presidente do Conselho da Cultura Galega / USC "Galiza, uma língua e uma cultura-ponte". Depois de Arnaldo Saraiva e Isabel Galhano (FLUP) falarem "Das Culturas de Língua Portuguesa no Mundo", será então vez de Isabel Pires de Lima (Secretária-Geral do Movimento Festlatino) e José Eduardo Agualusa se reunirem numa sessão dedicada ao escritor angolano, nomeado Escritor Símbolo da Neolatinidade/Festlatino 2010.
O seminário é aberto a todos os interessados. Por razões de organização, solicita-se a confirmação da presença, até ao dia 30 de Março, para o endereço mcmartins@reit.up.pt.
O que é o FESTLATINO?
Criado em 2006, por iniciativa do escritor, poeta e historiador brasileiro Humberto França, o FESTLATINO é um movimento cultural, literário e educacional que tem fomentar o diálogo cultural entre os países e regiões de línguas e culturas neolatinas da Europa, África, Américas e Ásia. Centrando a sua actividade no congresso anual que realiza no Recife (Brasil), o festival tem-se disseminado pelo mundo inteiro através da realização de seminários preparatórios em países e regiões autónomas de línguas neolatinas. Em 2011, o Movimento chega a Portugal (através da U.Porto), China, Argentina, Uruguai e Estados Unidos.
Mais informações em http://festlatino.blogspot.com/
Fonte:http://noticias.up.pt