Oficina CEER
 16-05-2011
RICHARD STALLMAN, FAMOSO HACKER INFORMÁTICO DOS ANOS 80, NA UPORTO

Numa rara visita a Portugal, o norte-americano Richard Stallman, famoso hacker informático dos anos 80 convertido em activista político em prol da abolição de patentes no domínio do software, vai ser o orador principal das comemorações do 25.º aniversário do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que se realizam na manhã do próximo sábado, dia 14 de Maio.

Fundador e principal responsável pelo desenvolvimento do GNU (http://www.gnu.org/) , o primeiro sistema operativo livre e colaborativo do mundo, que viria a ser a base fundadora de produtos como o Linux ou a Wikipedia, Richard Stallman vem ao Porto proferir uma palestra sobre os perigos da aplicação de patentes ao software informático. Numa altura em que a União Europeia debate a possibilidade de aplicar no seu território as restritivas regras de copyright de software aplicadas nos EUA, Richard Stallman, actual Presidente da Free Software Foundation, vai explicar porque considera as patentes de software são um obstáculo ao desenvolvimento informático e ao conhecimento tecnológico.

O evento do dia 14 de Maio inclui palestras de Richard Stallman e de dois licenciados em Ciência de Computadores. Tem início marcado para as 10h00 e vai realizar-se no Anfiteatro 1 do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP (Rua de Campo Alegre, 1021/1055, 4169-007 Porto). Segue-se um encontro com a comunicação social, pelas 13h00, no Anfiteatro 2 do mesmo departamento. A entrada é livre, mas poderá solicitar mais informações em: dcc.sec@fc.up.pt.

Com já um quarto de século de existência, a licenciatura em Ciências de Computadores da FCUP tem formado profissionais para um leque diversificado de sectores de actividade, como a saúde, bolsa, banca e serviços. Segundo o último relatório de empregabilidade dos estudantes que terminaram o curso em 2008, apenas 9,4% se encontrava em situação de desemprego, sendo que 59,4% mantinha uma actividade profissional, 18,8% prosseguia estudos superiores e 12,5% encontravam-se em formação profissional.

Pode consultar aqui (http://www2.fc.up.pt/gire/3resumo%20hist%20CC%203.pdf) mais dados sobre a Licenciatura em Ciência de Ciência de Computadores. Dizemos-lhe também como chegar à FCUP. ER/FCUP.

Fonte: http://noticias.up.pt