Oficina CEER
 13-06-2011
UIM 2011: PARTE À CONQUISTA DO MEDITERRÂNEO

No próximo mês de Agosto, as águas do Mediterrâneo vão ser “conquistadas” pelos estudantes da Universidade do Porto. É essa a rota da Universidade Itinerante do Mar 2011 (UIM2011), o projecto que, pelo sexto ano consecutivo, levará cerca de 100 marinheiros e estudantes portugueses, espanhóis e iberoamericanos pelas águas do “berço das civilizações”, num curso de 20 dias – de 5 a 25 de Agosto de 2011 - recheados de conhecimento e aventura.

Resultado de uma organização conjunta do CIIMAR, pela Universidade do Porto, do CeCodet (Universidade de Oviedo, Espanha) e da Escola Naval de Lisboa, a UIM2011 mantém o propósito de sensibilizar os jovens para a relação histórica, cultural, económica e científica entre a Europa e o Mar. Tudo isto num curso original onde serás desafiado a vestir a pele de marinheiro do navio escola Creoula da Marinha Portuguesa para viver e conhecer “O Mediterrâneo, a conexão entre três mundos com muitos desafios comuns”.

Ao longo desta experiência única em alto-mar, os participantes vão fundear em Ceuta, Mahón, Cartagena e Cádiz. Serão 312 horas de viagem ao largo de 1. 500 milhas náuticas onde é esperado que os estudantes aumentem a sua consciência marítima e enriqueçam os seus estudos com uma formação original e prática.

A integração num grupo internacional multilingue e o desenvolvimento de projectos em equipa são outros atractivos à espera dos “marinheiros” do Creoula. Assim, para além dos estudantes da U.Porto e de Oviedo (Espanha), integrarão a tripulação da UIM 2011 estudantes do 4º ano da Escola Naval de Lisboa, das Universidades do Algarve, Aveiro e Politécnico de Viana do Castelo (Portugal); da U. Autónoma de Barcelona, U. de Almería, U. Rovira i Virgili de Tarragona e U. de Cantabria (Espanha); da Universidad de Guadalajara México) e da UFES (Brasil).

Para mais informações (itinerário completo, preços, etc.) e inscrições, consulta a página da UIM2011 em http://www.ciimar.up.pt/UIM2011.

Fonte: http://noticias.up.pt