Oficina CEER
 27-06-2011
PROFESSOR DA UPORTO LIDERA RASTREIO INÉDITO

Armando Mansilha, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai liderar o primeiro rastreio nacional do aneurisma da aorta abdominal (AAA) realizado em Portugal. O projecto foi apresentado no dia 16 de Junho na FMUP, numa sessão que contou com a presença de Miguel Guimarães (Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos), Eurico Alves (Entidade Reguladora da Saúde) e Ana Miranda (ARS Norte).

Sob o mote “A aorta não avisa, rastreie pela sua vida!”, a campanha da SPACV – inédita a nível europeu – pretende travar a morte súbita por AAA através do diagnóstico atempado. “O objectivo da campanha é consciencializar a opinião pública e o poder político para a importância deste tipo de rastreio para diminuição da taxa de mortalidade”, referiu Armando Mansilha. Para isso, uma unidade móvel da SPACV vai percorrer o país, promovendo rastreios em todas as capitais de distrito de norte a sul de Portugal, e ilhas. “O rastreio consiste na realização de uma simples ecografia abdominal, que será realizada por médicos especializados à população alvo definida: homens com mais de 65 anos, fumadores ou ex-fumadores, com historial de hipertensão, colesterol elevado, doença cardiovascular e/ou casos de AAA na família”, explicou o professor da FMUP.

Anualmente, realizam-se 300 intervenções cirúrgicas, mas quando há ruptura do aneurisma a taxa de mortalidade é superior a 50 por cento. A aorta, a principal artéria que distribui o sangue pelo organismo, tem origem no coração, desce pelo tórax e pelo abdómen acabando em duas artérias, uma para cada membro inferior.

O aneurisma da aorta abdominal é “o mais frequente dos aneurismas, é silencioso, não dói e só dá sinais quando rompe. Caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta que ao romper pode ser fatal”, explicou o especialista em cirurgia vascular.

A campanha arranca em Viseu, no dia 23 de Junho. Os restantes rastreios vão ser distribuídos pelos fins-de-semana de Outubro a Março de 2012, em datas a anunciar.

Fonte: http://noticias.up.pt/