Oficina CEER
 28-06-2011
PEDIR SOCORRO POR TELEMÓVEL VAI SER MAIS FÁCIL

UTAD criou tecnologia inovadora.

– Apresentação pública dia 2 de Julho, no Dolce Vita Douro.

O Projecto chama-se “SOS Phone” e traduz-se numa aplicação para telemóveis que permite usar serviços de emergência sem recurso à voz e sem necessitar de realizar uma chamada telefónica. Foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD, composta por 2 alunas do curso de Engenharia Biomédica (Miriam Cabo e Tânia Pereira) e 2 professores do Departamento de Engenharias (Benjamim Fonseca e Hugo Paredes).

A referida aplicação permite descrever diversas ocorrências de emergência seleccionando ícones com o dedo num ecrã de toque, possibilitando um relato muito rápido do ocorrido, não dependendo desta forma do longo questionário que habitualmente caracteriza a chamada telefónica para um serviço de emergência. No final é enviado 1 SMS contendo o código correspondente às situações reportadas, assim como as coordenadas de localização do utilizador, de forma a facilitar uma mais rápida assistência. O código enviado é descodificado automaticamente na central de emergência e visualizado de forma descritiva. Todo o processo pode ser concluído de forma muito rápida, dependendo da situação a reportar poderá demorar entre apenas alguns segundos e 1 ou 2 minutos.

O SOS Phone mostra-se particularmente promissor para surdos, idosos e situações de pânico, uma vez que não necessita de comunicação oral nem de escrita de texto, bastando apenas seleccionar opções pictográficas que simbolizam os aspectos a relatar. A apresentação pública do SOS Phone decorrerá no próximo 2 de Julho, no Centro Comercial Dolce Vita Douro, em Vila Real. Ao longo de todo o dia serão encenadas diversas situações de emergência por alunos da UTAD, sendo convidados os transeuntes a testar a aplicação num telemóvel.

Fonte: http://www.utad.pt