Oficina CEER
 22-07-2011
UTAD AVANÇA COM MESTRADO ÚNICO NA EUROPA

Instituição é pioneira na área da Engenharia da Reabilitação.

No seguimento da criação da primeira licenciatura da Europa em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, em 2007, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) irá oferecer, a partir do ano lectivo 2011/2012, o mestrado na mesma área, sendo o único em funcionamento em toda a Europa.

O plano de estudos do mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas foi concebido para dois perfis de estudantes distintos: licenciados neste curso e licenciados ou com grau académico superior em outros cursos de Engenharia ou áreas afins.

A Engenharia de Reabilitação é a profissão ou actividade orientada para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência e idosos. Envolve a Funcionalidade Humana, a Acessibilidade e a aplicação de qualquer tipo de tecnologia em diversas actividades humanas e meios de participação social como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, mobilidade e transportes, vida independente e recreação. Actualmente, na Europa, apenas a UTAD e a Universidade de Coventry, no Reino Unido, oferecem cursos superiores de Engenharia de Reabilitação.

O prazo de candidaturas ao mestrado decorre de 1 a 26 de Agosto. Poderão ser obtidas mais informações sobre esta formação no sítio Web da UTAD (www.utad.pt) ou no sítio Web temático (www.engenhariadereabilitacao.net) da responsabilidade do CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da UTAD.

Fonte: http://utad.pt