Oficina CEER
 28-07-2011
ACABA DE SER PUBLICADO O RANKING IBERO-AMERICANO SCIMAGO 2011

o Ranking Ibero-Americano Scimago 2011, avalia as universidades e instituições de investigação Ibéricas e da América latina.

O Ranking Ibero-americano SIR baseia-se numa das mais completas avaliações das Instituições de Ensino Superior ibero-americanas, reunindo um universo de 1.369 instituições (todas as que publicaram pelo menos um artigo científico incluídos na base de dados Scopus, durante o período 2004-2009). A avaliação é feita de acordo com critérios como a produção científica, a colaboração internacional na investigação e o impacto das universidades.

A caracterização estatística (bibliométrica) dos outputs das instituições assume uma grande importância para a investigação em geral e para áreas específicas da ciência.
Assim o presente relatório, denominado Ranking Ibero-americano de Psicologia SIR 2011, elaborado pelo SCImago Lab, no âmbito do acordo com a FIAP (Federação Ibero-americana de Associações de Psicologia) nasce com a finalidade de se tornar uma ferramenta de benchmarking e de divulgação da informação ordenada sobre o impacto da actividade científica e da publicação de artigos efectuada por instituições Ibero-americanas na área da psicologia no período 2005-2009.

O relatório é constituído por um conjunto de rankings, está ordenado por número de outputs das instituições e inclui um conjunto de indicadores seleccionados para fornecer uma informação relevante aos responsáveis pela definição das políticas de investigação, gestores institucionais, investigadores e meios de comunicação social.

O ranking abarca universidades e outras instituições de investigação de diferentes dimensões e com diferentes objectivos que foram agrupadas em 5 sectores institucionais tendo em conta a sua natureza e que incluem: instituições do ensino superior, instituições de saúde pública, agências governamentais, empresas e outras (instituições não incluídas nas categorias anteriores). O nível exaustividade com que tratamos a normalização das instituições neste relatório, permitiu-nos incluir um enorme número de instituições: 902 instituições de 30 países, 28 da América Latina mais Espanha e Portugal. A listagem incluiu um grande número de instituições com uma produção científica escassa ou marginal mas que se mantiveram para dar uma visão mais geral da área.

Das Universidades do CEER a universidade mellor situada e a Universidade de Porto seguida da Universidade de Santiago de Compostela.

O documento completo pode ser obtido no website da Scimago (http://www.scimagoir.com) ou diretamente através do link http://www.scimagoir.com/pdf/ranking_iberoamericano_2011.pdf

Fonte: http://noticias.up.pt