Vai ter início na próxima quinta feira (dia 13 de Outubro), decorrendo até Sábado, no Pólo de Chaves da UTAD, a Conferência Internacional Destinos de saúde e bem estar sustentáveis que reunirá especialistas de vários países, comunidade empresarial, profissionais do sector e estudantes de cursos ligados às respectivas temáticas.
Organizada pelo Curso de Turismo da Universidade e pelos seus centros de investigação CETRAD e CIDESD, esta iniciativa apresenta um rico e diversificado programa de reflexão e debate concentrado no Turismo de Saúde e Bem Estar e seu potencial para o Norte do País. Levando em conta que esta Região tem sido apresentada como o primeiro destino nacional nesta área do turismo, a Conferência Internacional propõese estimular a reflexão e auto-monitorização no sentido de reforçar as potencialidades da Região Norte para a concretização da sua ambição, respeitando todavia os princípios da sustentabilidade.
Em foco estarão, por isso, temáticas como o termalismo, a talassoterapia, os SPAs de água de consumo humano, o turismo médico e o turismo estético.
De realçar que, em complemento ao programa formal, a Escola de Hidroterapia e Spa Carla Moreira organizará na quinta feira quatro mini formações (cada uma de 4 horas e com um número máximo de 10 pessoas) centradas nas seguintes técnicas: shiatsu; massagem Tailandesa; quick massage; Indian head massage. Por outro lado, no sábado será a vez da Prof.ª Estela Bastos, do Centro de Genómica e Biotecnologia da UTAD, e sua equipa misturar teoria e demonstrações práticas de tecnologias de topo, uma vez que dedicarão a manhã à extracção de DNA e à genotipagem como ferramentas para os estudos de tipo caso-controlo em análise de susceptibilidade para estados de saúde ou doença.
Fonte: www.utad.pt