Ao longo dos próximos dias, o Conhecimento gerado na U.Porto vai abrir-se ainda mais a toda a comunidade. A ocasião será mais uma edição da Semana Internacional do Acesso Livre | Open Access, um evento promovido pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) e que visa sensibilizar toda a comunidade académica e de investigação para os benefícios do acesso livre ao conhecimento científico e divulgar os progressos ocorridos nesta área.
Para aquela que será a sua quinta participação consecutiva nesta iniciativa a U.Porto preparou um conjunto de atividades que vão dar a oportunidade para que estudantes, docentes e investigadores partilhem experiências e informação nos domínios do Acesso Livre. O programa de eventos estará em permanente atualização no site da U.Porto, plataforma que, ao longo da semana, disponibilizará vídeos com entrevistas a autores da U.Porto e também vídeos sobre o repositório da Universidade e sobre a sua política de acesso livre, entre outros conteúdos diversificados. Está ainda prevista a distribuição de T-shirts no e-Learning café (Pólo da Asprela) e outras ações de divulgação.
Dotada do seu próprio Repositório Aberto desde Novembro de 2007, a U.Porto é atualmente a instituição portuguesa com maior presença no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), com 18.197 documentos disponibilizados em acesso livre. Uma aposta que nasce da crença de que o crescente número de publicações científicas assinadas por investigadores da Universidade do Porto disponíveis em acesso livre contribui para uma cada vez maior da visibilidade do Conhecimento produzido na instituição.
A 5ª edição da Semana Internacional do Acesso Livre decorre de 24 a 30 de outubro de 2011. O programa com todas as atividades que terão lugar a nível nacional encontra-se disponível em http://www.acessolivre.pt/semana.
Fonte: http://noticias.up.pt