UTAD estreita laços com a Microsoft.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a “Microsoft” vão trabalhar em conjunto em diversos projectos orientados para o ensino e investigação aplicada, no âmbito de um protocolo de cooperação que vai ser assinado, entre as duas instituições, na próxima Quarta-Feira (16 de Novembro).
Este acto formal, que integrará o programa do Dia da Inovação na UTAD, visa dinamizar a cooperação universidade-empresa através de medidas sobre tecnologias Microsoft e em particular sobre a plataforma Microsoft .NET.
A Universidade contará com a disponibilização do software necessário (incluindo os sistemas operativos Microsoft, servidores de software e plataforma de desenvolvimento NET) para ensino e investigação em ambiente NET, no âmbito e condições dos programas Microsoft Developer Network Alliance (MSDN AA), e ser-lhe-ão também disponibilizadas as aplicações constituintes da plataforma Microsoft Dynamics para efeitos de ensino e investigação de conceitos e sistemas ERP e CRM no âmbito dos cursos leccionados na UTAD, através do acesso ao programa Dynamics Academic Alliance.
Por outro lado, a através do Windows Academic Program, serão disponibilizados conceitos, código e projectos para integração das tecnologias do núcleo do Windows para investigação e desenvolvimento, permitindo um conhecimento aprofundado das potencialidades da plataforma tecnológica Microsoft e constituindo um estímulo para o desenvolvimento de projectos de I&D.
No âmbito deste acordo, aos docentes da UTAD serão ainda disponibilizados, através do Programa Faculty Connection, materiais curriculares para aplicação na sua componente lectiva sobre as tecnologias Microsoft mais recentes. Será também criada uma mini-biblioteca com literatura diversa sobre o desenvolvimento de aplicações e a plataforma NET no geral. Outra das novidades deste acordo será dotar o Gabinete de Inovação da UTAD com as capacidades para integrar as empresas emergentes (“startups”) no Programa BizSpark da Microsoft.
É de referir que a Microsoft vai também apoiar a criação de um Centro de Inovação e Empreendedorismo na UTAD, dotado dos meios necessários ao apoio e suporte à prova de conceito de projectos de investigação e desenvolvimento de software inovadores. O principal objectivo desta entidade é a promoção activa do empreendedorismo na áreas de software, com principal enfoque na população discente da UTAD e em particular nos estudantes dos cursos de Informática.
Dia da Inovação, a luz para novos projectos.
O Dia da Inovação da UTAD será ainda marcado pela apresentação de importantes projectos de investigação, como é o caso do Projecto “NutriDouro”. Este projecto tem como objectivos a produção de frutos dietéticos confitados assim como a valorização dos subprodutos resultantes da actividade produtiva da DouroMel, nomeadamente a produção de pectinoligossacarideos e oligossacarideos.
Em destaque, entre outros, estará também o sistema de Produção de biomassa a partir de resíduos industriais. Trata-se de um projecto que tem como objectivo primário a Produção de biomassa a partir de resíduos de lagar de azeite e pó de cortiça. Este projecto concretiza a aplicação industrial da patente da UTAD designada “Processo de tratamento e valorização dos resíduos e efluentes das unidades de produção de azeite através da utilização e valorização de resíduos da indústria corticeira”.
De sublinhar igualmente o relevo que está a merecer o Projecto “Processos inovadores na produção do Cavalo Lusitano”. O cavalo Puro-Sangue Lusitano como cavalo de sela é um produto de excelência único e que representa, como nenhum outro, a marca Portugal. A criação de cavalos de alto valor genético para desporto e lazer tem vindo a desenvolver-se e constitui, actualmente, uma das mais importantes actividades económicas do sector agro-pecuário português. O objectivo geral do projecto é melhorar a eficiência da produção de poldros PSL contribuindo para o êxito desta indústria em Portugal, e aumentando a sua competitividade e penetração no mercado internacional. Pretende-se obter informação de indicadores ainda insuficientemente avaliados nesta espécie e totalmente inexistentes para a raça PSL, que terão repercussões directas na optimização do sistema de produção destes animais.
Fonte: utad.pt