“Cultural dimension of wolves in the Iberian Peninsula: implications of ethnozoology in conservation biology” é o nome do artigo do investigador Francisco Álvares do CIBIO, publicado na revista Innovation -The European Journal of Social Science Research.
Este artigo, elaborado no âmbito da sua tese de doutoramento, procura demonstrar que nas comunidades rurais ibéricas a perceção do lobo ultrapassa as características biológicas e comportamentais, construindo-se em seu redor uma imagem complexa que persiste no imaginário popular e na tradição oral.
O estudo baseou-se numa análise da dimensão cultural associada ao lobo no Noroeste de Portugal, através da realização de entrevistas diretas a habitantes rurais, na prospeção de vestígios da cultura material e na revisão bibliográfica.
Os resultados revelaram um património expresso em várias lendas, mitos, crenças e aspetos materiais, ainda hoje presentes na memória ou nas práticas quotidianas dos habitantes serranos, e sem paralelo com outras regiões da Europa.
A herança cultural associada ao lobo no Noroeste Ibérico apresenta-se assim, como uma oportunidade única comparativamente com outras regiões da atual área de ocorrência de lobo, para o desenvolvimento de ações que promovam o valor recreativo e cultural deste carnívoro.
Por outro lado a distribuição do lobo coincide com zonas de montanha economicamente desfavorecidas, pelo que a valorização económica e turística da imagem do lobo e do rico património cultural a ele associado revela-se como uma fonte potencial para o desenvolvimento rural bem como uma forma de conduzir, no futuro, a um aumento da tolerância e aceitação deste carnívoro.
Fonte:http://noticias.up.pt