Oficina CEER
 16-11-2011
PERCEBE QUANDO ESTÁ A SER MANIPULADO?

Assumindo infinitas variações, e diferentes diâmetros de aproximação, estará em causa, sempre, a perceção da realidade. Quão subjetiva pode ser a nossa perceção da realidade? Quão condicionada por filtros e grelhas conceptuais pode ser a leitura que fazemos do que nos rodeia? E a nossa aculturação? No fundo, a interpretação da realidade aproxima-nos mais da verdade, ou da falsidade? E a forma como a história é contada? Será tudo isto manipulação? Haverá sempre manipulação? Documente-se! Manipule! é um ciclo que irá decorrer até 29 de novembro, em Serralves, e que apresenta várias propostas artísticas que tentam abordar os processos de manipulação identificáveis na sociedade contemporânea.

Através de peças de teatro, instalações, cinema e conferências, tentará fazer-se o levantamento e a análise de processos que poderão estar, por vezes, mais subterrâneos e, por isso, impercetíveis a uma leitura imediata, outros mais latentes. Desvendar esses processos é o que se propõe, de forma a permitir um olhar mais informado e crítico sobre o real. Para além do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves (FS), este ciclo é organizado pelo Departamento de Sociologia (DS-FLUP) e pelo Instituto de Sociologia (IS-FLUP) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A primeira edição do Documente-se aconteceu em 2008 e já tinha por objetivo propor uma reflexão sobre os mecanismos, as formas e os suportes que documentam a realidade, ou seja, os livros, as fotografias, os filmes, mas também peças de teatro, performances, concertos, conferências, etc. Esta é já a 4ª edição do Documente-se!

Fonte: http://noticias.up.pt/