Dois investigadores do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Xerardo Pereiro e Cebaldo de León, receberam esta semana em Palma de Mallorca (Ilhas Baleares – Espanha), o prestigioso prémio internacional de investigação turística “Gabriel Escarrer” (Sol-Meliá), atribuído pela Universidade das Ilhas Balneares.
Entregue pela Reitora da Universidade, Montserrat Casas, em cerimónia que teve igualmente a presença do vice-president de Melià Hotels International, Sebastià Escarrer, instituição co-patrocinadora do prémio, no valor de dez mil euros, esta distinção foi atribuida pelos resultados finais do estudo dos dois investigadores sobre o modelo de turismo indígena kuna (Panamá), que tem bases comunitárias e um controlo político da atividade turística exemplar.
O trabalho, de mais de 800 páginas, vai ser publicado pela Universidade das Ilhas Baleares, co-patrocinadora do prémio e referência mundial na investigação turística. A equipa da UTAD concorreu com mais de 15 trabalhos procedentes de várias partes do mundo, demostrando que a investigação do turismo é uma área de excelência na UTAD. Os dois investigadores do CETRAD são antropólogos e estão ligados ao curso de turismo do pólo da UTAD em Chaves.