Oficina CEER
 05-12-2011
TECNOLOGIA DE APOIO A CEGOS NA UPORTO

No próximo dia 2 de dezembro (sexta-feira), das 9h30 às 12h00, na sala 3.25 da Reitoria U.Porto, irá decorrer uma sessão subordinada ao tema “Acesso à informação e tecnologias de apoio: o leitor de ecrã”.

Com a generalização do uso do computador por pessoas com deficiência da visão, uma das principais questões que se coloca é como aceder à informação mostrada no monitor e interagir com ela.

Parte da resposta passa pela utilização de um software especial, chamado “leitor de ecrã”. Este possibilita a conversão do conteúdo mostrado no monitor para voz e/ou braille.

Esta formação pretende demonstrar essa interação e, para que seja eficaz, a importância da produção de conteúdos com base em regras de acessibilidade.

Durante a formação serão demonstrados exemplos das dificuldades que um cego tem para vencer as barreiras que lhe são colocadas ao aceder à informação que não é produzida com estes critérios. Programa:

1. Uso do computador por utilizadores cegos: Recursos, atalhos, leitor de ecrã;
2. O que é um leitor de ecrã e como funciona;
3. Utilização do leitor de ecrã no processamento de texto;
4. Navegação na Web e a importância da acessibilidade na produção de conteúdos.

A entrada é livre, solicitando-se por razões logísticas a inscrição prévia com indicação de Nome, Faculdade e e-mail enviado para gatiup@reit.up.pt

Fonte: noticias.up.pt