Oficina CEER
 11-08-2007
U.Porto no ranking das 500 melhores universidades do mundo

Acaba de ser divulgado o "Academic Ranking of World Universities" 2007, um dos mais internacionalmente reputados rankings de universidades, que pela primeira vez consagra a Universidade do Porto como uma das 500 melhores universidades do mundo.

Neste ranking promovido pela Shangai Jiao Tong University, a Universidade do Porto integra a lista de universidades que ocupam ex-aequo as posições 402ª a 508ª. No ranking europeu a Universidade do Porto ocupa uma posição entre as 172 a 207 melhores universidades europeias e a primeira posição entre as universidades portuguesas.

Também a Universidade de Lisboa integra este ranking no lote das instituições classificadas entre a 402ª a 508ª posições, pelo que Portugal tem assim, pela primeira vez, duas universidades entre as 500 melhores, o que lhe confere a 35ª posição na classificação mundial.

Contudo, como se pode verificar no Quadro 1, quando comparado com a Universidade de Lisboa, a U.Porto apresenta a melhor posição em todos os indicadores utilizados neste ranking, à excepção de um único - Pessoal docente e investigador que ganhou o Prémio Nobel ou a Medalha Fields, de Matemática -, em que a Universidade de Lisboa beneficia ainda do peso na classificação do Prémio Nobel do Professor Egas Moniz.