Oficina CEER
 16-12-2011
SPINUM PREMEIA IDEIAS DE NEGÓCIO

Concurso da TecMinho e Spinpark distinguiu projetos da UMinho.

O empreendedorismo inovador gerado na Universidade do Minho foi novamente premiado no "SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio", iniciativa promovida pelo quarto ano pela TecMinho e pelo Spinpark. A final desta edição decorreu ontem, dia 14, no Avepark, em Caldas das Taipas, Guimarães, com a atribuição dos galardões às ideias mais inovadoras, bem como dos prémios e serviços de apoio à criação de empresas, num valor global de 20.000 euros.

As sete ideias finalistas, das 26 candidaturas apresentadas, provêm de áreas como biotecnologia, informática, física e saúde. O "1º Prémio SpinUM” foi para "BMLAB - Behaviour e Molecular Lab", de Luísa Pinto, António Pinheiro, Patrícia Patrício e João Peixoto. O BMLAB permite às farmacêuticas apostar e investir com maior segurança na prossecução para a fase de ensaios clínicos durante o desenvolvimento de novos compostos na área da neuropsiquiatria e neurologia. Este projeto venceu também o galardão "Prémio de Jovens Empreendedores".

O "2º Prémio SpinUM" foi atribuído à ideia de negócio "PlantMed - Produção Biológica de Plantas Aromáticas e Medicinais e Derivados Vegetais", de André Moreira e Ana Silva. Este projeto tem como objetivo a produção de Plantas Aromáticas e Medicinais em modo de Agricultura Biológica e a obtenção de extratos/derivados, como os óleos essenciais.

O júri foi composto por Avelino Pinto, representante do Spinpark, Elisabete Sá, da UMinho, João Dias, da Espírito Santo Ventures e Rui Vaz Sousa, da Invicta Angels. O SpinUM dirige-se à comunidade de investigadores, alunos e antigos alunos da UMinho. Pretende premiar e apoiar as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas na UMinho, uma das mais reconhecidas academias quanto à inovação e empreendedorismo. Este concurso é cofinanciado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Em anexo seguem fotos da final do 4º SpinUM.

Contactos
TecMinho – 253510590 /4, tecm@tecminho.uminho.pt