Oficina CEER
 16-12-2011
DESAFIOS PARA OS MEIOS DIGITAIS E INDÚSTRIAS CRIATIVAS

O CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação) está a organizar o VII Congresso da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) que se realizará na Universidade do Porto, de 15 a 17 de dezembro de 2011, e que tem como tema principal: "Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da Globalização". Realizando-se de dois em dois anos, em sistema de rotatividade entre universidades portuguesas, este congresso visa reunir a comunidade científica nacional e promover o desenvolvimento das Ciências da Comunicação no país.

O VII SOPCOM decorre nas instalações da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e terá diversas sessões plenárias na área das ciências da comunicação, ciência da informação e indústrias criativas, assim como a apresentação de cerca de 360 comunicações nas mais diversas áreas temáticas. Na sessão de abertura, para além do Presidente da SOPCOM, Moisés de Lemos Martins, e do Coordenador do VII SOPCOM, José Azevedo, estará também presente Feliciano Barreiras Duarte, Secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Jorge Gonçalves, Vice-Reitor da Universidade do Porto, entre outros elementos.

Para encerrar o VII SOPCOM, estará presente a Secretária de Estado da Economia Criativa do Brasil, Claudia Sousa Leitão. Este congresso contará também com a presença de grandes nomes das ciências da comunicação e da área dos media digitais e indústrias criativas, como John Newbigin, Ramon Salaverria, Rosental Alves, Pascal Froissart, César Bolaño, entre outros.

Os temas em destaque serão as políticas públicas para os meios digitais, redes sociais e suas implicações para a cultura, cidadania e comunicação, convergência das tecnologias da informação e comunicação, novos desafios para as indústrias de conteúdos digitais interativos, entre outros.

No âmbito do programa social, o VII SOPCOM contará com um jantar no Estádio do Dragão no dia 15 de dezembro, onde os inscritos poderão também efetuar uma visita ao mesmo, bem como um Porto de Honra dia 16, seguido de uma visita às caves do vinho do Porto a 17 de dezembro.



Para mais informações contactar: Catarina Marques (223 393 667).VD/FLUP

Fonte: noticias.up.pt