Oficina CEER
 16-12-2011
BIBLIOTECA VIRTUAL DA UPORTO: ACEDE ÀS BIBLIOTECAS E AOS ARTIGOS A PARTIR DE QUALQUER LUGAR

Agora já é possível aceder às bibliotecas e aos artigos a partir de qualquer lugar e sem ter de recorrer a nenhuma rede privada - Virtual Private Network (VPN).

Acessível em português e inglês, a nova página da Biblioteca Virtual ( http://biblioteca.up.pt/ ) permite pesquisar em todos os recursos das bibliotecas U.Porto. Desta forma, passam a estar disponíveis bases de dados, editoras, repositórios e catálogos. Este novo serviço de descoberta EDS - Ebsco Discovery Service permite, ainda, dispensar a ligação VPN já que, uma vez recorrendo a autenticação da U.Porto (credenciais sigarra), os recursos da Universidade ficam, automaticamente, disponíveis para todos os utilizadores da U.Porto, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Este novo serviço teve em consideração as sugestões das bibliotecas U.Porto, tais como a ordenação alfabética dos recursos e a classificação por tipologia e assunto. Foram adicionadas noticias de forma a dar maior visibilidade às novidades da Biblioteca Virtual (com funcionalidade RSS/Feed) e aderiu-se à plataforma FAQS UP para responder às duvidas mais frequentes dos utilizadores. Brevemente serão disponibilizados os serviços da Biblioteca Virtual da U.Porto em aplicação Android, iPad, iPhone, apesar de o serviço EDS já estar disponível para versão iPhone e estarem acessíveis na página algumas aplicações para os dispositivos mobile e tablet (computador portátil de pouca espessura e ecrã tátil).

Com os desenvolvimentos conseguidos durante 2011 a Biblioteca Virtural considera estar cada vez mais perto do tema: Ter uma biblioteca no nosso computador. MCM / BVUP

Fonte: noticias.up.pt