Oficina CEER
 05-01-2012
PRIMEIRO NÚCLEO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ESTATÍSTICA NASCE NA UMINHO

NEEUM realiza amanhã um workshop sobre o software SAS, usado por mais de 50 mil organizações no mundo.

Acaba de nascer o Núcleo de Estudantes de Estatística da Universidade do Minho (NEEUM), o primeiro do género no ensino superior nacional. Tem como objetivos divulgar a importância da Estatística nos mais diversos âmbitos, desenvolver esta área do saber na UMinho, proporcionar uma maior interação entre alunos e ex-alunos e, ainda, promover workshops, cursos, sessões nas escolas secundárias e ações científico-culturais.
“Os alunos, o cidadão comum e o mundo empresarial não sabem muito bem o que é a Estatística nem o que um técnico deste domínio pode fazer. Queremos por isso dar a conhecer este trabalho e dinamizar um conjunto de projetos, sobretudo no meio académico mas também na sociedade em geral”, refere a doutoranda Susana Faria, da direção do NEEUM. A próxima atividade, “Workshop de SAS (Statistical Analysis System)”, realiza-se esta sexta-feira, dia 6, das 15h às 17h, na Sala 1.01 da Escola de Ciências da UMinho, no campus de Azurém, Guimarães. O SAS é um novo software estatístico utilizado em mais de 50.000 entidades privadas, públicas, governos e universidades de cerca de 130 países. Este workshop pretende que os alunos tomem conhecimento das capacidades do software, “que poderá ser utilizado num futuro emprego”.

O NEEUM foi criado a 17 de novembro de 2011, está integrado na Associação Académica da UMinho e é constituído por alunos da licenciatura, mestrado e doutoramento em Estatística (inseridos no Departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências da UMinho). O evento de estreia foi a 14 de dezembro e designou-se 1º Encontro do NEEUM. Serviu para incentivar o intercâmbio de conhecimento entre alunos dos vários ciclos de formação, ouvir testemunhos de ex-alunos sobre a sua experiência no mercado laboral e no meio académico, expor trabalhos de investigação de (ex-)estudantes e apresentar a Secção de Jovens Estatísticos da Sociedade Portuguesa de Estatística, considerada a principal associação nacional de jovens estatísticos.

Mais informações
Profª Susana Faria – 253510434 /00, sfaria@math.uminho.pt
Profª Inês Sousa – 253510427, isousa@math.uminho.pt