Oficina CEER
 13-01-2012
UMINHO É A SEGUNDA MELHOR UNIVERSIDADE DA EUROPA NO DESPORTO

A UMinho ficou em 2º lugar do ranking da EUSA (European University Sports Association), tendo sido apenas suplantada pela Associação Académica de Coimbra (AAC). Apesar de ter mais medalhas conquistadas nos Europeus de 2011, a UMinho esteve presente apenas em seis provas enquanto a AAC marcou presença em nove, contabilizando assim mais pontos de participação. A EUSA revelou recentemente na publicação da sua revista anual, o seu ranking. Este ranking é elaborado através do número de participações em europeus e dos respectivos resultados.

A UMinho apesar de ter somado mais medalhas que a AAC - três ouros, duas de prata e seis de bronze contra uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze - participou em apenas seis europeus, contra os oito europeus dos de Coimbra. Como para o ranking os pontos de participação acabam por ter um peso maior que o das medalhas, o 1º lugar ficou entregue à Académica com 64 pontos, seguida pela UMinho com 59 e pela Universidade de Zagreb (Croácia) com 57. A UMinho continua a ser a Universidade Portuguesa com mais títulos Europeus.

Nota: As participações internacionais são da responsabilidade conjunta entre a Universidade do Minho e da Associação Académica da Universidade do Minho.

Fonte: http://www.uminho.pt