Oficina CEER
 06-03-2012
UPORTO LANÇA APLICAÇÃO MÓVEL PARA ASMÁTICOS

Agora, os pacientes com asma e rinite alérgica já podem manter um registo de todos os sintomas, medicação e outros eventos relacionados com a sua doença no telemóvel e partilhá-lo com o seu médico. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de lançar o mCarat - uma aplicação móvel para Android que reúne uma série de ferramentas úteis para estes doentes.

O mCarat está centrado numa versão para telemóvel do CARAT (Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test) - um questionário que avalia de forma rápida e eficaz o estado de controlo da asma e rinite. O CARAT foi desenvolvido por uma equipa nacional liderada pela FMUP e já está disponível em mais de 12 países.

De acordo com João Fonseca, investigador da FMUP e coordenador do projeto, o mCarat pode contribuir para uma melhor monitorização e controlo da asma e da rinite (duas doenças que estão muito associadas). “Com esta aplicação, os doentes poderão manter um registo de todos os eventos relacionados com a asma e a rinite, desde definir alarmes que o avisem sempre que for necessário tomar a medicação ou lembrar outras tarefas como consultas médicas, passando pelo registo de toda a informação clínica, até ao acesso a informação e notícias sobre asma e rinite”, refere o professor da FMUP.

O especialista em imunoalergologia lembra que, para um asmático, uma ferramenta deste género é muito mais do que uma agenda ou diário eletrónico. “Para os asmáticos a gestão e o controlo da doença são fundamentais. Deles depende o seu bem-estar, a sua saúde”.

Desenvolvida no CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação na Saúde da FMUP, e parcialmente financiada pelo projeto de doenças respiratórias crónicas do programa Harvard Medical School Portugal, esta aplicação pretende ajudar a otimizar a monitorização da doença e a capacitação do doente. Os questionários realizados no mCarat são sincronizados com o site do CARAT (http://caratnetwork.org/), onde o utilizador pode partilhar os resultados com o médico ou imprimi-los para os levar para uma consulta, por exemplo.

O mCarat está disponível gratuitamente, em português e em inglês, no Android Market - um mercado de aplicativos online da Google, acessível em http://market.android.com/. Os investigadores estão já a desenvolver uma versão para iPhone, que em breve estará disponível na App Store.

A asma é uma doença crónica que afeta 700 000 de portugueses e 6% dos europeus.

Fonte: noticias.up.pt