Oficina CEER
 05-09-2007
Apresentação da Avaliação Institucional da UMinho realizada pela European University Association (EUA)

As principais conclusões e recomendações constantes do Relatório Final da Avaliação Institucional, concluído em Julho de 2007 pela European University Association (EUA) traduzem o reconhecimento de que a UMinho é uma Instituição de referência de nível Europeu, pela qualidade do seu ensino e investigação, pela ligação à envolvente regional e pelo seu grau de internacionalização.

A Avaliação Institucional faculta uma perspectiva externa e independente do desempenho da Universidade do Minho, complementada por uma ampla e cuidada reflexão de auto-avaliação, essencial ao desenvolvimento estratégico da Instituição.

As avaliações institucionais pela EUA integram-se no conjunto alargado de estudos encomendados a organizações internacionais e nas medidas definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a avaliação do sistema de ensino superior, para a garantia da qualidade e para a avaliação institucional.

Em 2006/07, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior solicitou, e financiou, a avaliação de dez instituições de ensino superior, incluindo instituições públicas e privadas, e politécnicas. Estas avaliações são conduzidas pela EUA com o apoio da EURASHE (European Association of Institutions of Higher Education) e especialistas dos Estados Unidos, Canadá, e Austrália.

A Universidade do Minho, anteriormente avaliada em 1997, não tendo sido incluída no conjunto definido pelo Ministério, solicitou voluntariamente a avaliação pela EUA, incluída no esquema de avaliação das universidades europeias.

A EUA inclui 780 universidades associadas em 45 países. As avaliações institucionais têm como objectivo auxiliar a direcção das universidades no seu esforço de melhoria do processo de gestão e na promoção da sua capacidade de mudança da instituição.

A equipa de avaliadores

A Equipa da EUA que realizou a Avaliação Institucional da Universidade do Minho incluiu os seguintes elementos:

Professor Dr. Jarmo Visakorpi, ex-Reitor da Universidade Tampere e anterior Chair da Finnish Higher Education Evaluation Council FINHEEC, Finland, Team Chair;

Professor Dr. Dennis Anderson, anterior Presidente e Vice-Chancellor da Brandon University, Canada;

Professor Dr. Philippe Rousseau, anterior Reitor da University Charles de Gaulle - Lille 3, France;

Nik Heerens, Estudante da Waageningen University, Netherlands, e anterior membro do ESIBS`s Bologna Process Committee, convidado pela EUA a pedido da UM como membro estudante da Comissão;

Christina Rozsnyai, membro do Hungarian Accreditation Committee and Secretary General do Central and Eastern European Network of Quality Assurance Agencies, Secretária da Comissão.

A apresentação pública das conclusões do relatório desta avaliação internacional decorreu no dia 3 de Setembro de 2007, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, pelas 11h.