Oficina CEER
 26-03-2012
DARWIN, À DESCOBERTA DA ÁRVORE DA VIDA

O livro Darwin, à Descoberta da Árvore da Vida, uma tradução portuguesa da obra de Niles Eldredge editada pela U.Porto Editorial, vai ser apresentado no próximo dia 25 de março (domingo), às 17h00, na Mostra da Universidade do Porto a decorrer no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. A apresentação da obra será feita por Paulo Alexandrino e Nuno Ferrand de Almeida, professores do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências e editores do livro.

Como é que Darwin surgiu com esta Teoria da Evolução? O que fez ele com as suas descobertas? Por que razão esperou vinte anos para publicar a sua teoria? O que levou a que, por fim, reclamasse a evolução como sendo ideia sua? Respondendo em profundidade a estas questões, Niles Eldredge faz neste livro uma descrição multifacetada de Darwin, abordando as suas facetas de humanista, naturalista, pensador e evolucionista relutante.

Niles Eldredge, nascido em 1943, é um paleontólogo norte-americano que, juntamente com Stephen Jay Gould, propôs uma teoria científica chamada de equilíbrio pontuado - um marco na teoria evolutiva - segundo a qual a evolução das espécies não se dá de forma constante, mas alternando longos períodos de poucas mudanças com rápidos saltos transformativos. Foi curador do Museu Americano de História Natural e é autor de vários livros.

A tradução portuguesa da obra foi editada pela Universidade do Porto no âmbito das comemorações do seu centenário e do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, no seguimento da exposição "A Evolução de Darwin" promovida em 2011 pela U.Porto em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

Fonte: noticias.up.pt