Oficina CEER
 28-03-2012
ESPECIALISTAS VÃO DEBATER A GEOLOGIA NA ROTA DA VINHA E DO VINHO

O Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho” sobre as Arribas do Douro Internacional Norte, que a Associação Portuguesa de Geólogos (APG ) promove de 30 de Março a 1 de Abril de 2012, em Miranda do Douro, em colaboração com o Departamento de Geologia da UTAD, é muito mais do que um mero evento enoturístico. É todo um programa cultural, uma encruzilhada de temas, onde convergem além da Geologia e da Edafologia, a Agronomia e a Viticultura, a Geografia Física e Humana, a Gastronomia, o Turismo e o convívio com as gentes de Terras de Miranda.

Depois de, nas cinco anteriores edições, a temática ter abordado, em particular, os vinhos do Porto (2000), Vinho Verde (2001), Terras do Demo (2002), Ribatejo (2004) e Valpaços (2007), este ano são os vinhos das Arribas a assumirem o protagonismo, pondo em debate as relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha. O Seminário decorrerá em Miranda do Douro e as visitas de campo na região entre Miranda do Douro, Fermoselle e Mogadouro. Estimular o interesse pelas Ciências da Terra e demonstrar o enquadramento multidisciplinar destas áreas, geologia e enologia, é o principal objetivo do evento, que incluirá conferências, palestras, debates e visitas de estudo interdisciplinares com especialistas convidados das áreas da Geologia, Geomorfologia, Solos, Viticultura e Enoturismo.

Entre os mais de 80 participantes contam-se profissionais das áreas temáticas envolvidas, professores, estudantes e público em geral. Fonte: utad.pt