Geólogos à descoberta dos recursos naturais nas Arribas: Não há bom vinho sem paisagens de qualidade.
No passado fim de semana (de 30 de Março a 1 de Abril) um grupo de docentes, funcionários e alunos da UTAD participou no Seminário “A Geologia na Rota do Vinho e da Vinha das Arribas do Douro”, que a Associação Portuguesa de Geólogos promoveu em Miranda do Douro em colaboração com o Departamento de Geologia da UTAD.
Este seminário foi enriquecido com uma encruzilhada de temas, onde convergiram Geologia, Edafologia, Agronomia, Viticultura, Geografia Física e Humana, Gastronomia, Turismo e o convívio com as gentes de Terras de Miranda. As sessões orais contaram com duas conferências, proferidas por Agustín Munoz da Universidade de Zaragoza e João Verdial do IPB e dois painéis temáticos um "Geologia, Geomorfologia e Edafologia" e o outro "Viticultura, Tradição e Enoturismo".
As visitas de campo decorreram na região entre Miranda do Douro, Fermoselle e Mogadouro, tendo sido diversos os locais de observação: miradouros naturais, Ecomuseu Terra Mater, tanoaria JM Gonçalves de Palaçoulo, bodegas de Fermoselle, vinhas, adegas de Sendim e de Bemposta.
Em alternativa à visita ao Ecomuseu e a algumas vinhas foi disponibilizada uma viagem de barco entre Picote e Bemposta, a qual devido ao baixo caudal do rio, permitiu apreciar não só a grande geodiversidade das Arribas, ora com vale estreito entre escarpas graníticas agrestes de mais de 150 m, como no Picão do Diabo, ora com vale aberto cavado em rochas metamórficas, mas também uma grande biodiversidade florística (espécies ripícolas) e da avifauna, cujos habitats estão dependentes dos longos processos de evolução geomorfológica do rio e, atualmente da nova dinâmica imposta pelas barragens.
Porque, como referiu durante a conferência, Agustin Munoz, "não há bom vinho sem paisagens de qualidade", nas visitas de campo pôde observar-se a relação da Geologia com as vinhas e os vinhos das Arribas, bem como as paisagens soberbas, os sabores da gastronomia e o contacto com uma região de grande identidade.
Fonte: utad.pt