O Pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (Praça Coronel Pacheco, 15 – Anfiteatro 1) recebe no próximo dia 3 de maio o Fórum "O futuro do jornalismo", uma iniciativa que pretende reunir académicos, jornalistas e cidadãos numa reflexão conjunta sobre o presente e o futuro dos media em Portugal.
Na data em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a U.Porto associa-se assim à Operação Nacional “Um Dia com os Media”, iniciativa inserida no âmbito do projeto "Jornalismo e Sociedade” e que tem percorrido o país através de vários fóruns abertos a toda a comunidade. Neles se pretende debater a questão da sustentabilidade do jornalismo atual, bem como dar origem a uma Carta de Princípios, Direitos e Responsabilidades para o Jornalismo de Futuro.
O encontro vai estar dividido em três conferências nas quais um painel alargado de convidados vai analisar as especificidades do mercado mediático português e as dificuldades vividas pelos profissionais do setor. Além de Gustavo Cardoso e Adelino Gomes, organizadores nacionais do evento, o fórum conta com participação de Carlos Magno, presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC), Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas, Ricardo Jorge Pinto, diretor adjunto de Informação da Agência Lusa e professor da Universidade Fernando Pessoa, entre outros.
Durante o evento, os convidados serão ainda convidados a preencher um inquérito e sugerir ideias para melhorar o jornalismo que se faz em Portugal. Os resultados vão ser utilizados na criação da Carta de Princípios, Direitos e Responsabilidades para o Jornalismo de Futuro.
Ainda que o fórum seja aberto a toda a comunidade, "os estudantes são os maiores interessados e o público-alvo, porque se fala de futuro", aponta Fernando Zamith, organizador local do evento. Em declarações ao JPN, o professor da U.Porto abre contudo o fórum a “grupo académicos, jornalistas, profissionais do meio e o cidadão comum que tem interesse pela área".
Fonte: noticias.up.pt