Oficina CEER
 07-06-2012
UNIVERSIDADE JÚNIOR UP: ÚLTIMA OPORTUNIDADE

A menos de um mês do arranque da Universidade Júnior, já estão quase encerradas as inscrições para mais uma edição -a 8ª - da iniciativa que todos os anos proporciona aos mais novos a experiência única de conhecer por dentro a maior universidade portuguesa.

Até ao momento já estão inscritos na Universidade Júnior mais de 5 mil jovens entre os 11 e os 17 anos de idade, que durante os meses de Junho e Setembro vão poder usufruir das 139 atividades disponíveis. Desta lista fazem parte investigações no terreno, caças ao tesouro, atividades desportivas e até experiências em laboratório, entre muitas outras, mas igualmente destinadas aos variados gostos e interesses dos mais jovens.

Entretanto, estão também a decorrer as candidaturas para as Escolas de Introdução à Investigação da Universidade Junior, uma iniciativa destinada a alunos do ensino secundário e que vai decorrer princi­palmente no início do mês de Setembro. No caso da escolas de Química e Bioquímica (9 a 13 de julho) e de Ciências da Vida e da Saúde / ECVS (3 a 8 de setembro), as candidaturas terminam já no dia 8 de junho. Já para a Escola de Física, as candidaturas estão abertas até 15 de junho, ao passo que para a Escola de Matemática (2 a 7 de setembro), prolongam-se até 20 de julho.

Garantidos na Universidade Júnior estão também algumas dezenas de estudantes provenientes de países como a Tailândia, os Estados Unidos da América, a Inglaterra e a França. Para eles, e para todos os jovens portugueses que não podem diariamente fazer as deslocações entre a sua casa e a Universidade do Porto, está reservado um programa de alojamento e atividades suplementares que lhes dará a experiência de viver comunitariamente num quartel, partilhando espaços, conversas e experiências.

Em sete edições, já passaram pela Universidade Júnior quase 30 mil estudantes oriundos de todo o país que aproveitaram esta iniciativa para uma iniciação ao ensino superior. Nos últimos anos, a Júnior tem apostado também em reforçar o seu papel no estrangeiro recebendo já estudantes de países como os Estados Unidos da América, a Tailândia e a França.

Mais informações e inscrições em http://universidadejunior.up.pt.