Oficina CEER
 25-06-2012
DOUTORAMENTO NA FEUP CRIA GUIA TURÍSTICO INOVADOR

Peter Smith, cidadão inglês em visita à cidade do Porto, vê-se a braços com a missão de salvar o vinho do Porto. Para desempenhar esta tarefa, Peter terá que descobrir a localização da taça de Baco e outros tesouros. Este é o ponto de partida do TravelPlot Porto, um guia turístico interactivo nascido de uma tese de doutoramento em “Media Digital” apresentada por Soraia Ferreira na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e que se assume como pioneiro no uso do conceito de “transmedia” (o uso de diversas plataformas) no turismo.

No TravelPlot Porto, os turistas são convidados a conhecer a beleza e a história da cidade através da realização de uma “caça ao tesouro”, na qual têm que realizar provas (como por exemplo, degustar uma francesinha ou as típicas “tripas à moda do Porto) e visitar locais, angariando as “moedas de ouro” que desbloqueiam a “taça de Baco”.

“O TravelPlot é um guia turístico não convencional, ou seja, através de uma caça ao tesouro estamos a convidar as pessoas a conhecerem a cidade do Porto, não só os seus monumentos, mas também a sua gastronomia, o vinho do Porto ou o Rio Douro através do cruzeiro”, afirmou a mentora do projecto, Soraia Ferreira, em declarações à imprensa durante a apresentação do projecto.

O guia turístico interactivo apresenta 42 localizações, como por exemplo a Casa do Infante, Mercado do Bolhão, Monumento aos Tripeiros ou Monumento evocativo do desastre da Ponte das Barcas. Os turistas podem ter acesso ao serviço TravelPlot Porto através de redes sociais como o Twitter ou Facebook, aplicação para iPhone, um mapa convencional ou através do site:

http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=10204