Oficina CEER
 27-06-2012
DRÁCULA E O GÓTICO JUNTAM 40 ORADORES DE 15 PAÍSES NA UMINHO

O Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos (DEINA) da Universidade do Minho organiza esta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e dos fundos COMPETE-QREN, o Colóquio Interdisciplinar "Dracula and the Gothic in Literature, Pop Culture and the Arts", em Braga. O evento ocorre no âmbito do centenário da morte de Bram Stoker, autor irlandês criador de Drácula, e reúne 40 oradores de 15 países, tais como Reino Unido, EUA, Canadá, Roménia, Polónia, Índia e Irão. A iniciativa vai ter lugar no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, no campus de Gualtar.

Os temas do vampirismo e do gótico têm-se mantido vivos ao longo das décadas e, nos últimos tempos, assiste-se a um ressurgimento do interesse pelo sobrenatural e pelo horror fantástico, através de séries televisivas, filmes, videojogos, banda desenhada, livros, peças teatrais, merchandising. É uma área muito rica em termos culturais e recreativos, continuando a exercer um forte impacto no imaginário popular, explica a professora Isabel Ermida, diretora do DEINA e coordenadora do Colóquio. O evento conta com três sessões plenárias, doze sessões paralelas e um concerto noturno, em que um quarteto de clarinetes formado por alunos da UMinho vai tocar uma peça do género "klezmer" e as Danças Romenas de Bartók.

O gótico vai ser analisado das mais diversas formas, desde as artes à ficção infantil, dos mass media à ciência, passando pela sua expressão corporal, matriz romântica e manifestações intertextuais, bem como pelas questões do feminino e do pós-moderno e pelas suas adaptações humorísticas. O programa debate ainda inspirações variadas do sobrenatural e não esquece sagas como "Buffy", "Twilight" e, naturalmente, "Drácula", cujo original de 1897 já teve mais de 200 versões só em filme, destacando-se o inaugural "Nosferatu", a icónica interpretação de Bela Lugosi ou o sucesso de bilheteira de Francis Ford Coppola. A homepage do Colóquio é sites.google.com/site/laipax.

O programa geral do evento segue em anexo.

Mais informações
Profª Isabel Ermida – 253604180 /1642,
iermida@ilch.uminho.pt

Archivos asociados a esta noticia:
application/msword: Programa