Oficina CEER
 01-08-2012
SENIORES DE FÉRIAS NA UMINHO

BRAGA Projecto surge de uma cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, no âmbito do POCTEP.

VERÃO‘ENVELHECIMENTO + ACTIVO’ redacção São 420 os seniores que neste Verão estão a participar no Porjecto ‘Envelhecimento + Activo’ dos SASUM —Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. O Programa decorre de 30 de Julho a 10 de Agosto e de 27 a 31 de Agosto, durante três semanas, sendo que em cada semana a UMinho recebe cerca de 140 seniores que terão sessões informativas, actividades desportivas e actividades culturais, para além de promover a socialização desta população. O programa é composto por: ‘Manhãs activas’ com uma palestras integrada sobre ‘vida activa’, saúde e actividade física’ e ‘saúde e nutrição’; e ‘Tardes culturais’ com visitas guiadas a diferentes locais das cidades de Braga, Guimarães e Esposende.

As ‘Noites livres’ são preenchidas com pequenos passeios e acções de convívio e lazer. Com seniores das duas nacionalidades, das regiões da Galiza e Norte de Portugal, os cerca de 140 participantes que já estão a gozar umas miniférias na UMinho são oriundos de instituições tais como: UDP La Coruña; Concello de Carballo; Malpica de Bergantiños; Santa Casa Misericórdia dos Arcos Valdevez; Lar VilaGerações; Ass. Dinam. teresses de Basto; Centro Social de Nespereira; Fundação BomFim; Associação de Desenvolvimento Das Comunidades Locais; e ARC de Arco de Baúlhe. A participação no programa é completamente grátis para os idosos, incluindo, para além das actividades, alimentação, alojamento e acompa-nhamento por técnicos de actividade física para a terceira idade, enfermeiros, nutricionistas e animadores turísticos. O alojamento decorre nas residências universitárias da UMinho com pensão completa, sendo as refeições efectuadas nas unidades alimentares dos SASUM, excepto nos dias em que a actividade decorrerá à beira mar.

DR Séniores começaram a chegar à UMinho na passada segunda-feira Seniores de férias na UMinho Numa iniciativa dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), 420 idosos estão a gozar férias na UMinho, no âmbito do projecto ‘Envelhecimento + Activo’. DR Refeições são servidas nas unidades alimentares dos SASUM.

Fonte: http://www.uminho.pt/noticias-press/clipping