Oficina CEER
 23-08-2012
NOITE DOS INVESTIGADORES REGRESSA À U.PORTO

No próximo dia 28 de setembro, dezenas de cientistas da Universidade do Porto vão sair à rua para mostrar o trabalho que desenvolvem diariamente nalguns dos mais prestigiados centros de investigação nacionais. Mas em vez pipetas e batas brancas, vão fazê-lo através de cocktails científicos, concertos e de uma escalada ao edifício da Reitoria… ou não estivéssemos a falar da Noite Europeia dos Investigadores 2012 (NEI 2012), o evento de divulgação científica promovido a nível da União Europeia e que regressa à Invicta pelas mãos da Universidade do Porto.

Tendo como palcos o edifício da Reitoria a e zona envolvente (Praça Gomes Teixeira), a NEI 2012 pretende ser um espaço de convívio entre os investigadores e o público em geral. Tudo isto tendo como pretexto um programa alargo de atividades abertas a todos idades, que se irá prolongar desde o final da tarde e durante a noite.

“O Corpo” é o tema da edição deste ano e estará em destaque numa exposição temporária que vai dar a conhecer projetos de investigação conduzidos na U.Porto em áreas como a biomecânica, a biomodulação ou a medicina regenerativa, bem como produtos inovadores desenvolvidos em empresas geradas com o apoio da Universidade. Numa passagem pelas arcadas da Reitoria, os participantes vão assim poder contactar diretamente com os investigadores, que terão oportunidade de explicar de forma criativa o trabalho em que estão envolvidos.

Seguindo este “percurso do corpo”, os visitantes danei poderão também participar num leque alargado de atividades desportivas, através das quais serão desafiados a refletir sobre o movimento do seu corpo, ou sobre o seu corpo em movimento. Já para o fim da noite está agendada uma original prova de esforço, na qual alpinistas vão escalar de forma livre a fachada da Reitoria numa ação que será comentada por especialistas na área do desporto e da fisiologia.

Mas há muito mais a descobrir na “Festa da Ciência” dinamizada pela U.Porto. E se no interior do edifício da Reitoria a opção passa por uma visita temática aos Museus da Universidade (que estarão abertos toda a noite), no exterior, haverá espaço para espetáculos (ligando música e tecnologia, expressão vídeo, ou teatro), atividades científicas “mãos na massa” e atividades interativas, com conteúdos multimédia. Os mais corajosos poderão ainda desafiar o conhecimento num concurso de cultura científica - “Somos todos ignorantes...” - dirigido a todos os visitantes.

Do “menu” da NEI2012 há ainda a destacar a realização de um “Bar Científico” onde, para além serem servidas bebidas convencionais, decorrerá a final de um concurso de cocktails de gastronomia molecular. Dirigido a investigadores, o concurso “Science Chef” tem em vista a produção de cocktails inovadores, juntando os fins lúdico e científico da mixologia molecular. A proposta poderá ser apresentada em formato escrito ou vídeo, sendo que os cinco cocktails finalistas serão preparados e servidos, publicamente, ao júri, durante a NEI 2012.

A organização da Noite Europeia dos Investigadores conta, de resto, com a colaboração de toda a comunidade U.Porto. Na verdade, este será um bom momento para os estudantes de pós-graduação divulgarem os trabalhos que desenvolveram. Serão igualmente bem-vindos docentes que mantenham projetos criativos, isoladamente ou em colaboração. Todos os interessados em participar como voluntários na NEI 2011, podem registar-se aqui.

O programa completo das atividades da Noite dos Investigadores 2012 no Porto estará brevemente disponível aqui. Mais informações sobre a NEI 2012 em http://nei2012.eu/

Fonte: noticias.up.pt