Oficina CEER
 27-08-2012
ALUMNUS DIRIGE REDE EUROPEIA ANTI-POBREZA

Nos próximos três anos, os rumos da Rede Europeia Anti-Pobreza vão estar nas mãos de um português: Sérgio Aires, 43 anos, diretor do Observatório de Luta contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, sociólogo e antigo estudante da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Na Noruega, ainda durante a 29ª assembleia-geral da EAPN na qual foi eleito para a presidência, Sérgio Aires traçou o caminho para a ação da EAPN: “que a interlocução e a governação sejam, de facto, uma parceria com a sociedade civil, um verdadeiro trabalho conjunto em prol de uma Europa social mais justa, completamente assente nos valores da sua fundação: paz, solidariedade, união”.

Assim, neste contexto europeu, em que combater e erradicar a pobreza e a exclusão social parece cada vais difícil, a prioridade passa por obter consensos e fazer com que os vários compromissos assumidos pelos Estados-membro no âmbito da "Europa 2020" sejam confirmados e cumpridos.

Sérgio Aires tem 43 anos e é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da U.Porto (1989-1994). Quando se candidatou ao ensino superior, da formação disponível achou que Sociologia seria a mais adequada para o ajudar a "perceber melhor o mundo e as questões que já na altura me preocupavam, como as questões da pobreza, da marginalidade e da exclusão social". A "investigação por investigação" não o cativou, mas as bases instrumentais da Sociologia continuam a auxiliá-lo no seu trabalho. No entanto, afirma que os "mais de vinte anos de trabalho que levo na área é que têm sido a escola" para perceber o mundo.

Após a conclusão da licenciatura, iniciou atividade como responsável pela área da Informação e Investigação na Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal, continuando sempre a sua atividade na área da intervenção e luta contra a pobreza e exclusão social.

Do seu vasto currículo, destacam-se a direção do Observatório de Luta contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, a participação na comissão portuguesa responsável pelo lançamento da Rede Europeia Contra o Racismo em Portugal (entre 1997-1998) e a participação na direção da Associação Infante D. Henrique – Associação para o Desenvolvimento do Centro Histórico do Porto, desde dezembro de 2011.

A EAPN (European Anti Poverty Network, Rede Europeia Anti-Pobreza) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1990, em Bruxelas. Está representada em 30 países e atua em Portugal desde 17 de Dezembro de 1991. A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais. Em 2010, a EAPN foi distinguida pela Assembleia da República com o Prémio Direitos Humanos, "pela sua intervenção na promoção e dinamização dos programas de acção de luta contra a pobreza e a exclusão social".

Foto: DR/Cinda Miranda.

Fonte: noticias.up.pt