Oficina CEER
 28-08-2012
U.PORTO UNIDA PARA RECEBER OS NOVOS ESTUDANTES

A Universidade do Porto está a preparar a primeira semana de acolhimento conjunta aos seus novos estudantes que, a partir do próximo mês de setembro, vão chegar às diferentes escolas da instituição. Pela primeira vez, os milhares de estudantes de 1.º ano vão ser recebidos com um programa de acolhimento comum a todas as faculdades, com o objetivo de os integrar no ambiente universitário e na dinâmica da maior universidade portuguesa.

A decorrer entre 13 e 21 de setembro, a primeira Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes na U.Porto tem como ponto alto a cerimónia de boas vindas que, logo no dia 13, às 15 horas, vai mobilizar a Universidade para o Pavilhão Rosa Mota. Em plena semana de matrículas (10 a 14 de setembro), este evento servirá como “cartão-de-visita” da Universidade aos novos estudantes e respetivas famílias.

Esta cerimónia, que será aberta a toda a comunidade académica e contará com a presença dos diretores e outros órgãos de governo da Universidade, vai contar com as intervenções do Reitor e de representantes dos antigos, atuais e novos estudantes da U.Porto. Os estudantes serão também presenteados com informações sobre o funcionamento da universidade, e dos difererentes serviços de que poderão usufruir durante o seu percurso académico.

Já no dia 19, as atenções centram-se no peddy paper que, ao longo da vão conduzir os estudantes num percurso por cada um dos polos da U.Porto (Asprela, Centro e Campo Alegre). No final, os participantes vão encontrar-se na Praça Parada Leitão, junto ao edifício da Reitoria, onde se realizará um concerto de bandas de garagem ligadas à universidade e outras atividades direcionadas para o convívio e a animação.

Ao longo de toda a semana, um conjunto de outras atividades transversais a toda a universidade vai permitir que os estudantes do 1.º ano conheçam não só a sua faculdade, mas todas as restantes faculdades da U.Porto. Paralelamente, todas as escolas irão realizar ações de acolhimento especificamente destinadas aos seus estudantes.

Recorde-se que, à semelhança dos últimos anos, a U.Porto é a universidade portuguesa com mais vagas (4165 para 53 cursos de licenciatura e mestrado integrado) disponibilizadas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2012/2013. Um facto que, em 2011/2012, não impediu a instituição portuense de ser a universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior, tendo-lhe pertencido ainda três dos cinco cursos com as mais altas notas de entrada do país: Medicina (FMUP), Medicina (ICBAS) e Bioengenharia (FEUP).

Fonte: noticias.up.pt