Oficina CEER
 31-08-2012
EX-ALUNOS DA UMINHO INOVAM CONTRA FURTO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS

Uma aplicação criada por três bracarenses, dois deles licenciados pela Universidade do Minho, propõe uma solução de segurança informática inovadora. A ideia foi transformada num negócio pela própria empresa que estes dois jovens criaram quando ainda estavam a frequentar o curso de Engenharia Informática da academia minhota. Com base em simples necessidades do quotidiano, a Paradigma criou uma aplicação pensada para quem utiliza o computador em espaços públicos, que previne o seu furto com a ajuda do telemóvel.

Na prática, o telemóvel vigia o PC nos momentos em que o seu utilizador tem de o deixar sozinho por alguns momentos: a aplicação gera um aviso instantâneo no telemóvel do utilizador quando alguém mexe ou opera no computador. O produto chama-se "Keep An Eye" (Debaixo de Olho) e é extremamente fácil de utilizar, explica Miguel Martins de Almeida, um dos fundadores da Paradigma. Adianta que "o interessante é o facto de funcionar com qualquer computador, sem ser necessária qualquer instalação nem configuração. Abrir um site e apontar a câmara do telefone para o computador é a única coisa que é necessário fazer. A partir desse momento, tudo o que nele acontecer é instantaneamente alertado no telemóvel", acrescentando que "mesmo o mais ínfimo movimento é identificado pelo Keep An Eye, tirando-se proveito dos sensores de movimento (acelerómetros) disponíveis nos computadores modernos". A aplicação custa 0,79€ e está disponível para iPhone e brevemente estará também disponível para a plataforma Android.

Solução quer conquistar mercado norte-americano.

A empresa bracarense especializou-se na segurança informática, "uma área fundamental nas organizações públicas e privadas contemporâneas", segundo o ex-aluno, que trabalha em colaboração com Afonso Arriaga e Mariana Pulido. Já forneceu serviços de segurança para diversas empresas e entidades. Neste momento, está a direcionar o seu trabalho para o desenvolvimento de soluções móveis, como é o caso do "Keep An Eye", com sucesso confirmado no mercado nacional e com abordagens exploratórias ao vasto mercado norte-americano.

Para além desta inovação, os jovens lançaram também o projeto "Café Com Net", que propõe o fornecimento de Internet sem fios gratuita em cafés e bare, um serviço utilizado por milhares de estudantes da UMinho. A Paradigma tem vindo ainda a comercializar serviços de consultoria informática em áreas como a segurança, o desenvolvimento de soluções de software especializadas, a instalação de redes, a venda de serviços de Datacenter, a produção de audiovisuais e multimédia, entre outras. Dos vários projetos em que colaborou, destaca-se a participação nos Painéis Comparativos de Preços de Combustíveis, instalados nas autoestradas portuguesas.

Fonte: uminho.pt