Oficina CEER
 29-10-2012
UNIVERSIDADE E CIDADE JUNTAS NA DINAMIZAÇÃO DA LEITURA

Durante mais de um ano, cidade e universidade unem-se em torno da discussão sobre a “arte de ser livro” e sobre os livros da nossa vida. Resultado de um protocolo de cooperação entre a U.Porto e a Câmara Municipal do Porto, a ser assinado na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, o projeto Livres como Livros pretende dinamizar as práticas de leitura na sociedade, convidando personalidades da Universidade e da cidade a darem os seus testemunhos enquanto leitores.

Comissariada pelas docentes da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) Isabel Morujão e Maria Luísa Malato, e pela responsável pela Biblioteca Central da FLUP, Isabel Pereira Leite, esta parceria decorre até dezembro do próximo ano e é constituída por dois programas que vão decorrer em paralelo no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Com arranque marcado para o dia 30 de outubro, o programa Livros da Minha Vida é constituído por 15 sessões, em que convidados partilham os seus pensamentos sobre os livros que mais os marcaram. Todas as sessões (o programa completo será divulgado brevemente) têm lugar às terças-feiras, com início às 21h15.

A primeira sessão junta Luís Portela, chairman da Bial e presidente do Conselho Geral da U.Porto, e o psiquiatra Jaime Milheiro. Esta “viagem literária” inclui as obras ”Mensagem”, de Fernando Pessoa, e ”O Livro do Caminho Perfeito”, de Lao Tse (escolhas de Luís Portela), ”Crime e Castigo”, de Dostoievski, e ”As Moradas”, de Santa Teresa de Ávila (escolhas de Jaime Milheiro).

O segundo programa, A Arte de Sermos Livros, inclui 14 sessões abertas, sobre os ofícios ligados ao livro e à leitura. Desde o “ofício de escrever livros” ao “ofício de restaurar livros”, este subprograma convida duas ou três personalidades por sessão, para partilhar as suas experiências com a comunidade de leitores. As sessões deste programa decorrem aos sábados, às 18 horas.

Todas as iniciativas de “Livres como Livros” são de acesso livre e gratuito, embora exijam inscrição prévia através do e-mail bib.agarrett@cm-porto.pt.

Fonte: noticias.up.pt