Oficina CEER
 15-11-2007
Universidade do Minho galardoada com dois prémios “European Enterprise Awards”

A Universidade do Minho recebeu, na passada segunda-feira, dia 12 de Novembro, em cerimónia presidida pelo ministro da Economia e Inovação, dois prémios “European Enterprise Awards”, nas categorias de “Vanguarda da Iniciativa Empresarial” e de “Apoio de Iniciativa Empresarial”. Esta cerimónia visou premiar os projectos com maior destaque no apoio à iniciativa empresarial.

Categoria “Vanguarda da Iniciativa Empresarial”

O vencedor na categoria “Vanguarda da Iniciativa Empresarial”, entre 45 concorrentes nacionais, foi o programa INAUTO, tendo sido também vencedor absoluto a nível nacional, passando à fase seguinte onde irá competir a nível Europeu e cujo resultado será apresentado no próximo dia 6 de Dezembro, no Porto.

O INAUTO foi desenvolvido por uma parceria alargada que incluiu 8 universidades nacionais e internacionais, 7 centros de investigação, mais de 60 empresas fornecedoras de componentes e 3 construtores, entre os quais se destaca a VW Autoeuropa, na aplicação de mais de 50 casos de estudo à indústria nacional. Este programa traduziu-se numa nova dinâmica de actores e numa convergência de iniciativas que permitiu criar uma plataforma de inovação colectiva para posicionar Portugal como espaço para a concepção e produção de veículos de nicho.

Um dos principais impactos do projecto foi a formalização de uma rede de suporte à indústria nacional centrada no Centro de Engenharia do CEIIA (CEIIA-CE) e na sua ligação às redes de conhecimento, nacionais e globais (MIT e Fraunhofer), através da implementação dos design studios.

Esta plataforma integrada de inovação colectiva veio permitir especializar a indústria em torno de estratégias de nicho, já em curso através da Plataforma Palmela (CEIIA-VW Autoeuropa), para promover a competitividade dos construtores e fornecedores nacionais, e da Plataforma Norte de Portugal/Galiza (CEIIA-CTAG), para projectar a euro-região como piloto para a concepção, desenvolvimento e fabrico de novas soluções de mobilidade sustentável.

Categoria “Vanguarda da Iniciativa Empresarial”

No que diz respeito ao prémio “Vanguarda da Iniciativa Empresarial”, o primeiro lugar foi atribuído ao programa de “Spin-offs da Universidade do Minho”. Este prémio pretende reconhecer políticas inovadoras que promovam a iniciativa empresarial e atraiam investimento, particularmente em áreas em desvantagem.

Com o Programa premiado de “Spin-offs da Universidade do Minho” pretende-se estimular uma cultura académica para o empreendedorismo, criando uma envolvente favorável ao lançamento de novas empresas que surjam do seio da Universidade do Minho resultantes de actividades de investigação científica e tecnológica desenvolvida nesta instituição de ensino superior. Lançado em 2005, este programa contínuo permitiu, em apenas dois anos, o lançamento de cerca de 25 novas empresas de conhecimento intensivo e/ou base tecnológica que deram origem a 75 novos postos de trabalho altamente qualificados.

Estas novas empresas inovadoras têm surgido em domínios diversos como a Física, Geologia, Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Engenharia dos Materiais, Engenharia Civil, Electrónica, Dispositivos Médicos, Ambiente, Gestão Especializada e Marketing. Actualmente, em média, um novo projecto empresarial é criado por mês na Universidade do Minho através do Programa “Spin-offs da Universidade do Minho”. Com o intuito de optimizar serviços e recursos disponíveis na região para o apoio à criação de empresas inovadoras, o programa tem trabalhado e promovido sinergias com diversas organizações regionais como associações empresariais, instituições financeiras, incubadoras de empresas, clubes de business angels, empresas de consultoria e formação, agências estatais, etc.