Oficina CEER
 11-01-2013
UNIVERSIDADE DO MINHO COM CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

O Conselho de Administração da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), na sua reunião de 8 de janeiro, decidiu certificar, por um período de seis anos, o Sistema Interno de Garantia de Qualidade da Universidade do Minho (SIGAQ-UM), em concordância com a fundamentação e recomendação da Comissão de Avaliação Externa (CAE), não tendo estabelecido quaisquer condições para a referida certificação. Trata-se de um excelente resultado para a Universidade do Minho.

Para além de constituir um “selo de garantia da qualidade” da Universidade do Minho, esta certificação é determinante no reforço da autonomia da Universidade na criação e avaliação de cursos, uma vez que a A3ES criará um mecanismo de acreditação simplificado para as instituições que tenham sistemas internos de garantia da qualidade certificados.

Na sua apreciação, a CAE reconhece à UMinho “a existência de uma política institucional para a qualidade bem definida e documentada”. Nas apreciações feitas, salientam-se a integração do sistema no modelo de gestão da Universidade, a qualidade dos documentos e procedimentos do SIGAQ-UM, a operacionalidade do sistema de informação de suporte bem como a participação ativa da comunidade académica no SIGAQ-UM.

Refira-se que a Universidade do Minho integrou um grupo pioneiro de Instituições de Ensino Superior que se candidataram a um processo de auditoria aos respetivos sistemas internos de garantia de qualidade e a quem foi reconhecida a existência das necessárias condições de candidatura.

Fonte: uminho.pt