Oficina CEER
 29-05-2013
UMINHO COM CANDIDATURAS ABERTAS A CERCA DE 180 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Universidade do Minho já abriu as candidaturas aos mestrados nas áreas de Ciências, Ciências Sociais, Economia e Gestão, Engenharia e Letras e Ciências Humanas. Esta primeira fase finda a 11 de junho, salvo para Economia e Gestão, cujo período de candidaturas termina a 14 de junho. Para os mestrados de Direito, as candidaturas decorrem de 15 de julho a 10 de agosto, enquanto para os de Educação decorrem até 21 de junho (de natureza académica), 1 a 31 de julho (de ensino) e 26 de agosto a 11 de setembro (profissionalizantes). Havendo vagas sobrantes na primeira fase, poderão abrir uma segunda e terceira fase de candidaturas. Na maioria dos mestrados, a segunda fase está prevista entre 26 de agosto e 11 de setembro.

As candidaturas aos mestrados são realizadas por via do Portal Académico, em http://alunos.uminho.pt. Os interessados devem submeter o pedido, imprimir o respetivo formulário e entregá-lo, ou enviá-lo por correio, dentro dos prazos estabelecidos, para a Escola/Instituto a que pertence o curso ou cursos a que se candidatam. Devem, ainda, entregar com o processo fotocópia do bilhete de identidade ou outro documento de identificação; fotocópia do cartão de contribuinte (só para candidatos nacionais); fotocópia do certificado de habilitações, discriminando as unidades curriculares realizadas e respetiva classificação final; curriculum vitae detalhado; outros elementos solicitados no Edital ou que os candidatos entendam como relevantes; e comprovativo do pagamento electrónico da candidatura no valor de 30 euros.

As candidaturas aos doutoramentos e às especializações e pós-licenciaturas de Enfermagem têm prazos próprios e não são efetuadas online através do Portal Académico. Recomenda-se a consulta do site de cada Escola/Instituto da UMinho.

Oferta abrange áreas consolidadas e inovadoras.

A academia minhota possui 47 licenciaturas, 15 mestrados integrados, 131 mestrados e 48 doutoramentos, além de uma diversidade de cursos de formação especializada e de estudos avançados. A UMinho tem 18.692 estudantes, sendo 7244 de licenciatura, 5270 de mestrado integrado, 4324 de mestrado e 1854 de doutoramento.

A Reitoria considera que o aumento do número de cursos, especialmente no horário pós-laboral, e a diversificação dos formatos traduzem uma oferta diversificada, flexível e adequada aos diferentes perfis de formação dos alunos que procuram a UMinho para prosseguir os estudos, completar a formação, especializar-se ou redefinir o perfil de competências. A oferta educativa abrange áreas de conhecimento consolidadas e inovadoras, suportadas numa sólida política de qualidade do ensino e da investigação, em estreita articulação com as solicitações sociais e do mercado de trabalho, bem como com uma forte cooperação internacional e o consequente reconhecimento externo. A European University Association (EUA) considera que “a Universidade do Minho constitui uma referência de ensino e aprendizagem de elevada qualidade, não apenas para as universidades portuguesas, mas também europeias e mundiais”. O site oficial é www.uminho.pt.

Fonte:uminho.pt