Oficina CEER
 10-09-2013
MOÇAMBICANA EDNA MAVILA VENCE PRÉMIO KARINGANA WA KARINGANA/UMINHO

A estudante moçambicana Edna Elias Mavila, da Escola Secundária de Nampula, venceu o Prémio Karingana Wa Karingana/Universidade do Minho 2013. Recebe uma bolsa de estudo durante três anos, que a apoia nos seus estudos na UMinho, que inclui alimentação, alojamento, passagens aéreas, propinas e livros. A cerimónia de entrega do prémio é a 12 de setembro, em Maputo, com a presença do ministro da Educação de Moçambique e o do embaixador de Portugal em Moçambique.

Os candidatos tinham que finalizar um conto iniciado pelo escritor moçambicano Mia Couto. O melhor final foi escolhido por um júri presidido pelo próprio escritor e composto ainda por outros expoentes das letras, moçambicanos e portugueses: Gilberto Matusse, Francisco Noa; Sara Laisse, Edite Estrela, Carlos Mendes Sousa e Virgílio Alberto Vieira. O prémio, possivelmente a maior bolsa de estudo em Moçambique, pretende apoiar os estudos numa universidade portuguesa (a UMinho) de jovens deste país africano que tenham terminado a 12ª classe no ano passado.

Este prémio tem ainda a colaboração de várias entidades, designadamente a Fundação Gulbenkian, o Ministério da Educação de Moçambique, o Instituto Camões, a Associação Portuguesa de Escritores, a Minerva Central, a Visabeira, a TAP Portugal, o BIM, a Delta Cafés, a BTOC, a HICON, a RTP, a TIM e o jornal Sol.

Mais informações: premio@karinganawakaringana.org

http://karinganawakaringana.org/index.php/2013-04-28-01-44-36/216-pr%C3%A9mio-liter%C3%A1rio-2013-atribuido-a-edna-elias-mavila