Oficina CEER
 23-09-2013
NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2013: VAMOS ESPREITAR O FUTURO?

Como vão ser as cidades do futuro? Que empregos vamos ter? O que vamos comer? Como vamos prevenir e tratar doenças? No próximo dia 27 de setembro, o Jardim Botânico do Porto vai reunir vários investigadores para dar as respostas a estas perguntas em mais uma edição da “Noite Europeia dos Investigadores”, coorganizada pela Universidade do Porto.

Em estreia no “pulmão verde” da Universidade, a NEI 2013 oferece um programa alargado de iniciativas pensadas com o intuito de levar a Ciência ao público em geral. Entre atividades experimentais “mãos-na-massa”, momentos musicais ou uma prova gastronómica de comida alternativa com insetos e bebidas moleculares, haverá espaço, por exemplo para um “Café Filosófico”, cinema e sessões de observação astronómica. Tudo isto entre as 18h00 e as 24h00 e com direito a… bar aberto!

Ao longo da noite, a Casa Andresen vai também estar de portas abertas para que todos possam, gratuitamente, conhecer de perto os mais de 100 “Animais de Museu” que “invadiram” a casa da infância de Sophia de Mello Breyner Andersen. Basta subir as escadas, entrar e perguntar.

A edição Porto da NEI 2013 será também a oportunidade para partilhar in loco dos saberes de vários professores da U.Porto que se associam ao evento. Pelos jardins do Jardim Botânico, Teresa Andresen (FCUP), Álvaro Domingues e Francisco Barata (ambos da FAUP) serão os principais intervenientes de um ciclo conversas sobre o urbanismo e as cidades do futuro. Na agenda está também uma tertúlia com Orfeu Bertolami e João Lopes dos Santos (ambos da FCUP) sobre a física de hoje com impacto no futuro, e ainda Jorge Paiva e Paulo Farinha Marques (ambos da FCUP) para falar sobre o Homem e a Terra. Ao longo da noite, entre as 20h00 e as 23h00, o Centro de Astrofísica da U.Porto tem ainda agendadas sessões de observação com telescópio de Vénus, Saturno, estrelas duplas e enxames.

Este é um convite para, de uma forma descontraída, colocar o olhar no futuro, num espaço aberto de discussão e de descoberta. Saber tudo em pormenor? Basta aceder ao site do evento - http://nei2013.eu/ - ou à página do Facebook, em https://www.facebook.com/neinvestigadores.

Ciência à solta no Pavilhão da Água

A paticipação da U.Porto na NEI2013 no Porto não se esgota, contudo, nos espaços do Jardim Botânico. Logo a partir das 14h30, vários investigadores da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da U.Porto (CIBIO) vão estar no Parque da Cidade para dar a conhecer algumas das espécies que ali habitam. Aprender a distinguir e identificar algumas das 400 aves que existem em Portugal e explorar o mundo dos anfíbios através do contacto direto com sapos, rãs e salamandras, são algumas das propostas de um programa de tividades que inclui também uma sessão de “Insetomania Noturna” (20h30)

O programa noturno será ainda enriquecido por uma tertúlia sobre Água e Biodiversidade, seguida de debate, com a presença de Nuno Formigo, professor da FCUP. Com entrada livre (limitada ao número de lugares da sala) A sessão tem início às 21h30, no Pavilhão da Água.

Fonte: noticias.up.pt