Oficina CEER
 16-01-2014
EQUIPA LIDERADA PELA UMINHO VENCE PRÉMIO CEGOC

Trabalho distinguido diagnostica dificuldades de leitura dos alunos do 1º ciclo. Prémio é entregue na sexta-feira, em Braga.

Uma equipa coordenada pela Universidade do Minho venceu o Prémio CEGOC 2013, pela criação de conjunto de testes que diagnosticam as dificuldades de leitura dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. O galardão é atribuído esta sexta-feira, dia 17, às 17h30, no auditório multimédia do Instituto de Educação da UMinho, no campus de Gualtar, Braga.

A equipa laureada junta Iolanda Ribeiro (coordenadora), Sandra Santos, Irene Cadime, Séli Chaves-Sousa (todas da Escola de Psicologia da UMinho), Fernanda Leopoldina Viana (Instituto de Educação da UMinho), Alina Galvão Spinillo (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil) e Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro recebem o prémio pela terceira vez, após as edições de 2009 e 2011, ao passo que Irene Cadime recebe-o pela segunda vez.

O trabalho agora distinguido, designado “BAL - Bateria de Avaliação de Leitura”, nasceu no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para construir instrumentos de avaliação da leitura. Inclui cinco sub-testes que avaliam a leitura de palavras e a compreensão de textos, apresentados nas modalidades oral e de leitura, quer ao nível narrativo como informativo. Trata-se de uma prova com uma estrutura original no panorama nacional, pois permite caraterizar os níveis de desempenho em leitura e, também, explicar a etiologia das dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ao 4º ano.

Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães e Pinto do Amaral entre os presentes.

A apresentação da BAL na cerimónia cabe a José António Léon, professor catedrático da Universidade Autónoma de Madrid. A sessão prevê a presença das escritoras Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Carla Maia de Almeida, Isabel Minhós Martins e Jorge Gomes, responsáveis pela produção dos textos usados na BAL. Vão estar também Ana Carina Figueiredo, investigadora do engageLab que fez a aplicação informática de uma das provas, Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura, Miguel Gonçalves, diretor do Centro de Investigação em Psicologia, Rui Ramos, em representação da diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, bem como responsáveis da empresa CEGOC e da UMinho.

O Prémio é atribuído pela CEGOC-TEA - um provedor de serviços e testes psicológicos que atua em mais de 60 países - e pretende estimular a investigação no domínio dos testes e de outros instrumentos de avaliação e de intervenção, em qualquer área da Psicologia, com obras originais em língua portuguesa. O site oficial é www.cegoc.pt.

Em anexo seguem imagens da equipa de investigação e do edifício do Instituto de Educação/Escola de Psicologia da UMinho.

Mais informações
Profª Fernanda Leopoldina Viana – 253601240 /12,
939501589, fviana@ie.uminho.pt
Profª Iolanda Ribeiro – 253604601 /220,
iolanda@psi.uminho.pt