Oficina CEER
 28-01-2014
UTAD VAI REALIZAR PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL NOS CONFLITOS ARMADOS

Destinado a profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área de jornalismo em conflitos armados, na qualidade de analista ou de correspondente internacional, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em colaboração com o Exército Português, vai abrir em Março próximo o curso pós-graduado em “Comunicação Social em Conflitos Armados”.

A iniciativa partiu do Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD), fundado em março do ano findo em Sabrosa, onde tem a sua sede, no cumprimento de um sonho do sabrosense General Loureiro dos Santos. Esta pós-graduação, que tem coordenação científica do Prof. Doutor Galvão Meirinhos, incidirá sobre os aspetos históricos, geopolíticos e culturais dos principais pontos geográficos com conflitos armados declarados e reconhecidos pela Comunidade Internacional. Paralelamente, os pós-graduandos recebem, em regime simulado, uma formação técnica de acompanhamento das forças militares nos teatros de guerra. A complementaridade entre o conhecimento das matérias das relações internacionais e do jornalismo e a capacidade física do jornalista estão na base da estrutura curricular deste curso.

O corpo docente da pós-graduação inclui, para além dos professores da UTAD, um conjunto de convidados com vasta experiência na temática e docentes militares, ao abrigo de uma parceria com a Academia Militar, resultante do protocolo de colaboração estabelecido entre e o Exército Português e a UTAD, no âmbito do CEISDTAD. As aulas decorrerão na UTAD e em Sabrosa, nas sextas-feiras entre as 17h e as 22h, e nos sábados entre 8h e as 13h. Um conjunto de atividades de caráter prático, serão desenvolvidas com o apoio do Exército. As inscrições encontram-se já abertas e decorrem até 6 de março no Gabinete de Formação da UTAD, tel. 259 350 541.

Fonte: utad.pt