Oficina CEER
 05-03-2014
FUNDAÇÃO MAPFRE DISTINGUE GRUPO 3B´S DA UMINHO

A Fundação MAPFRE, em Espanha, atribuiu o prémio “Ignacio H. de Larramendi - Prevenção, Saúde e Meio Ambiente” a uma equipa liderada por Miguel Oliveira, do Grupo de Investigação 3B´s da Universidade do Minho. A iniciativa distingue o projeto científico mais importante a nível europeu na área do tratamento de lesões osteocondrais e prevenção da progressão da osteoartrite.

Fazem ainda parte da equipa premiada a pós-doutoranda Joana Silva-Correia, o professor Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B s e do laboratório associado ICVS/3B´s, e ainda o médico Hélder Pereira, responsável clínico do projeto e do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim. Esta distinção reconhece o trabalho de investigação pré-clínica que tem sido desenvolvido há uma década por Miguel Oliveira e é também um estímulo à continuidade da pesquisa.

“A prossecução dos bons resultados pré-clínicos que temos vindo a obter no âmbito de outros projetos financiados, nomeadamente no OsteoCart, permitir-nos-á validar um conjunto de terapias à base de biomateriais, células estaminais e nanopartículas para a libertação controlada de fármacos, as quais visam a melhoria significativa do tratamento de lesões osteocondrais e osteoartrite”, considera Miguel Oliveira.

O investigador acrescenta que o prémio “reflete não só a aposta no apoio a projetos que estão a um passo da aplicação clínica, mas também fomenta a colaboração entre cientistas e médicos, para que se realizem mais estudos clínicos num futuro próximo e para que haja uma tradução mais rápida destas abordagens terapêuticas para a prática clínica”.

Fonte: www.uminho.pt