Oficina CEER
 21-01-2008
I Congresso Internacional em Estudos da Criança

O I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais - é promovido pelo Instituto de Estudos da Criança (IEC), a escola da Universidade do Minho que assegura o ensino, a investigação e a prestação de outros serviços especializados no âmbito dos estudos da criança e da formação de profissionais de educação de infância e da educação básica. Concebido como um projecto de vanguarda que assume a criança como elemento aglutinador, o IEC constitui uma unidade orgânica dotada de diferentes valências científicas, técnicas, culturais e artísticas, potenciadora de uma formação integrada dos profissionais de educação e promotora das condições para uma investigação interdisciplinar, com potencial para assumir uma visão holística e integrada do seu objecto de estudo.

Neste contexto, este Congresso constitui uma iniciativa que, numa perspectiva transversal, pretende discutir, do ponto de vista académico, o estado actual do conhecimento sobre a condição de ser criança e as múltiplas infâncias que povoam o mundo. Convocando diferentes saberes e áreas de intervenção - Psicologia, Sociologia, Educação, Saúde, Direito, Antropologia, Serviço Social, etc. - visa abordar as questões teóricas, técnicas e éticas da educação e intervenção junto de crianças nos vários contextos e domínios profissionais, assim como a sua investigação. Constituindo-se como fórum de debate multi e inter-disciplinar, crê-se que poderá dar um contributo importante para a interlocução de perspectivas e profissionais e para o estabelecimento de práticas transdisciplinares integradas em torno de um objecto comum - a criança.

Esta iniciativa registou uma notável adesão a nível nacional e internacional ― mais de 550 de participantes inscritos das mais variadas formações (Pediatria e Enfermagem Pediátrica, Nutricionismo, Arquitectura, Antropologia, Linguística, Educação, Psicologia, Sociologia e Serviço Social) provenientes de países como Espanha, França, Bélgica, Canadá, Inglaterra, Brasil e Argentina, para além de Portugal.

A Comissão Organizadora do Congresso
Universidade do Minho
Instituto de Estudos da Criança
ciec@iec.uminho.pt